Ecogastronomia: alimentação saudável e natural

Ecogastronomia alimentação saudável e natural

Ingredientes naturais, selecionados e bem diferentes dos alimentos industrializados, assim é o movimento slow food. Tudo feito de forma artesanal com a preocupação de preservar o meio ambiente. Tal prática vem sendo cada vez mais difundida.

O fundador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou que tornou-se praticamente vegetariano, pois decidiu comer somente carne de animais que mata.

No Brasil, o movimento vem ganhando cada vez mais adeptos que trocam receitas entre si. Mas, como a ideia é utilizar alimentos acessíveis, naturais e típicos de cada região, elas são adaptadas para cada realidade.

Confira a receita de Pesto de Baru (Receita do site do movimento Slow Food Brasil

O pesto original, da região da Liguria, Itália, é feito com mangericão, pinoli, grana padano e azeite de oliva extra virgem.

Ingredientes:

50g de castanha de baru torradas e descascadas

2 maços de mangericão (comprei agroecológico, do Grupo Vida e Preservação, do Assentamento Colonia ! em Padre Bernardo - DF)

50g de queijo de minas curado ralado

azeite de oliva extra virgem

sal

Modo de fazer:

Triture as castanhas de baru no liquidificador, usando a função "pulsar". Lave bem as folhas de mangericão, separando dos cabinhos mais grossos e coloque no liquidificador. Adicione 4 colheres de sopa de azeite e misture tudo, usando a função "pulsar" do aparelho. Coloque junto o queijo ralado, mais azeite e volte a misturar. Adicione azeite até conseguir que o liquidificador bata o conteúdo sem muita dificuldade, mas sem deixar muito líquido. Adicione sal a gosto. Coloque em um recipiente (pode ser um pote de vidro de geleia reutilizado) e guarde na geladeira.

Observações:

O baru é a castanha do Cerrado. Outras castanhas (caju, do Brasil) também podem ser utilizadas, dando resultados diferentes.

O azeite de oliva é importante para o sabor do molho e deve ser de boa qualidade, de preferência extra virgem. Você pode substituir por outro óleo, mas pode perder um pouco de sabor ou, se for um óleo muito aromático, obter um pesto diferente.

leia também


Fica muito bom com pão, em sanduíches.

Por Lívany Salles

Comente