Diferenças entre extrato e essência de baunilha

Extrato e essência de baunilha

Fava de baunilha

Chamada de "orquídea do sabor", a baunilha pura, com seu aroma maravilhoso, é um dos condimentos utilizados em diversas sobremesas. Em muitas receitas, utiliza-se essência ou extrato de baunilha. Mas, o que muitas pessoas desconhecem é que existe muita diferença entre ambas.

O extrato da baunilha é produzido embebendo os feijões de baunilha em uma solução do álcool e da água por diversos meses, às vezes com o açúcar adicionado, desse modo produzindo um líquido escuro desobstruído com um sabor rico e altamente aromático.

Os extratos de baunilha de imitação são feitos com baunilha sintética. Os produtos etiquetados por condimento da baunilha são uma combinação de extrato de baunilha puro e de extrato de baunilha de imitação. Ao comprar o extrato de baunilha se certifique está etiquetado "puro", ou seja, não possui aromatizantes artificiais, corantes, etc.

Mas, para quem prefere fazer em casa, segue a receita: abra duas favas de baunilha ao meio no sentido longitudinal e coloque-as em vidro, ou garrafa de vidro, bem limpo e seco. Em seguida, despeje 300 ml de álcool de cereais ou vodka. Deixe o vidro fechado e armazenado em ambiente seco e escuro, aguarde dois meses e terá um extrato delicioso que rende bastante.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: culinária gastronomia sabor baunilha essencia