Dicionário de gastronomia francesa

Dicionário de gastronomia francesa

A gastronomia francesa é uma das mais sofisticadas que existe, berço da boa mesa e dos mais renomados chefs do mundo. Culinária marcante e mais presente no nosso dia-a-dia do que se imagina.

Começando pelo próprio menu (cardápio) e o Maître (encarregado no restaurante de levar os clientes à mesa). Ah, e não confunda macaron, aquela pasta crocante feita de amêndoas, com macaroni, que significa macarrão.

Quer ver? Conheça algumas palavras comumente utilizadas e que não foram traduzidas para o português:

Foie gras (pronuncia-se fuá grra) que vem a ser um patê fígado refinado, de gansos. Se for consumir ou comprar, algumas dicas:

Foie gras cru - é o fígado cru, da safra de início de inverno. Servido com torradas quentes.

Foie gras entier - levemente temperado, inteiro e cozido.

En conserve - condimentado e em conserva

Foie gras parfait - é industrializado, com recheio de carne ou frango, envolto em gordura.

Croûtons - torrada cortada em cubinhos. Assista ao vídeo para ver como pode ser preparado:

Pavê - sobremesa deliciosa. Mas pode significar um peda;co grosso de carne de boi ou fígado de vitela.

Cassoulet - prato tradicional do sudoeste da França, feito com feijão branco e combinações de embutidos e carnes de pato, porco, cordeiro, carneiro e ganso. Clique aqui para ver a receita.

Croissant - é uma palavra francesa que significa crescente. Identifica um pão característico, de massa folhada em formato de meia-lua, feito de farinha, açúcar, sal, leite, fermento, manteiga e ovo para pincelar.Mousse - mistura leve e aerada, doce ou salgada, preparada com claras em neve e creme de leite.Quiche - torta salgada com toucinho e creme, cozida no forno.

Por Lívany Salles

Comente