Dicas sobre feijão

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Dicas sobre feijão

Como cozinhar o feijão? Como deixar o grão mais encorpado, o caldo mais grosso? Confira aqui dicas que selecionamos para você fazer o prato mais popular e amado dos brasileiros, sem errar a mão.

Cozinhando feijão: isso, sempre, vai depender da quantidade de feijão que deseja cozinhar, da qualidade do feijão, do tempo que ele se manteve estocado e se o deixou ou não de molho em água e por quanto tempo. Partiremos da premissa que duas xícaras de chá de feijão sejam suficientes para seu consumo e que irá utilizar-se da panela de pressão.

As quantidades de água serão as seguintes. Para um grão de médio tempo de estocagem, caso não coloque de molho, antes: em 2 xícaras de chá de feijão use 5 xícaras de chá de água.

Se o tiver colocado de molho por, pelo menos 2 horas, utilize 4 xícaras de chá de água. Nunca coloque sal no feijão, na água do cozimento, entretanto, o bicarbonato de sódio (1/4 de colher de chá) pode apressar o cozimento, porém é só uma questão de opção, não é essencial. Se quiser, pode temperar a água com 1 folha de louro, como tempero, ou com carnes a seu gosto, como bacon ou lingüiça.

leia também


Nunca abandone o seu feijão cozinhando para sair de casa ou muito menos, para dormir. O cheiro do feijão queimado passa, até, para os móveis. Obs.: O tipo de feijão, influencia na quantidade de água utilizada. Os mais macios, como o feijão fradinho e o azuki, levam menor quantidade de água, pois cozinham em menos tempo.

Seu feijãozinho ficou aguado? Não tem problema! É só você destampar a panela e deixar em fogo baixo evaporando o caldo excedente. Deixe no ponto desejado, observando com a ajuda de uma colher, assim vai engrossar a seu gosto! Depois de ter cozido o feijão, tire o equivalente a uma concha de grãos, amasse bem e coloque de volta na panela.

Por Jessica Moraes

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: receitas dicas nova cozinha sabor feijão truques