Dicas para não sujar o micro-ondas

Dicas para não sujar o microondas

Micro-ondas é uma mão na roda na cozinha. Mas na hora de limpar dá aquela preguição, certo? Mas dá para conservá-lo por mais tempo, sem criar aquela labança.

Um grande aliado é o papel filme. É que o micro-ondas cozinha os alimentos através do aquecimento das moléculas de água, e é possível que grande parte do líquido dos alimentos evapore. Por isso, na maioria dos casos, a preparação deve ser coberta com o plástico. O ideal é fazer pequenos furos no papel filme para ajudar a circulação do calor.

Fique atenta também ao tipo de recipiente a ser utilizado. Os mais indicados são os refratários de vidro ou louça, sempre sem bordas ou detalhes metálicos. As tigelas de plásticos, com a exposição prolongada ao calor do micro-ondas, podem ficar deformadas e até derreter.

Outra providência importante é adicionar algum líquido à mistura. Se a receita não pede água, vale acrescentar um pouco de azeite ou leite.


Só não dá para esquecer a comida no micro-ondas e ir passear. Assim como no fogão, é preciso ficar atento ao processo de cocção. No caso de um risoto, por exemplo, o ideal é retirar a mistura a cada três minutos para misturar e checar o ponto.

Por Jessica Moraes

Comente