Dicas para descongelar alimentos

Dicas para descongelar alimentos

Cada mulher tem o seu segredo na hora de descongelar alimentos, mas nem sempre a maneira mais rápida é a mais indicada, pois o alimento pode perder sabor e vitaminas. A cozinheira Marilei Souza dá dicas fundamentais para você, perita em cozinha, ou não, acertar na hora de preparar aquela receita.

"O primeiro passo é se programar para fazer a receita. Nada de querer adiantar a comida e tirar o alimento congelado do freezer e deixar na pia da cozinha, escorrendo. É fundamental que o alimento saia do freezer e fique um tempo na geladeira para proteger contra as bactérias", conta a cozinheira, que aconselha a deixar carnes descongelando de dois a quatro dias, dependendo do peso.

Marilei explica que não é indicado deixar alimentos descongelando em recipientes com água morna ou em temperatura ambiente. "A água acaba penetrando no alimento, fazendo com que ele perca nutrientes e, em alguns casos, até o sabor é prejudicado", ensina a cozinheira, que não usa martelos ou facas para quebrar em pedaços peças de carne ou legumes congelados.

"Alguns tipos de alimentos até podem ser cozidos assim que são retirados do freezer, sem perder vitaminas. Por exemplo, hambúrgueres, salsicha, lingüiça, sopas ou carne moída", conta Marilei, que confessa já ter usado o microondas para descongelar alimentos. "Na pressa é até válido, basta programar o aparelho para cada tipo de alimento. Mas, não se iluda, pois eles perdem sabor, aroma e até textura. Prefira sempre o método tradicional, do freezer para a geladeira", conclui a cozinheira profissional.

Por Livany Salles

Comente