Dicas para congelar alimentos

Dicas de congelamento

Voltando com a série de dicas culinárias, o tema de hoje são formas de congelamento. Para congelar determinados tipos de alimentos é preciso levar em conta algumas considerações. Veja:

Congelando peixes e frutos do mar

Peixes e frutos do mar, quando frescos, devem ser bem lavados e limpos e embrulhados em filme ou saco plástico, antes de serem levados ao freezer. Filés e postas de peixe devem ser embalados um a um e depois colocados em sacos em quantidade de uma refeição. Peixes e frutos do mar crus duram 2 meses. Já cozidos duram até 3 meses.

Congelando carnes

Aos serem levadas ao freezer, para congelamento, as carnes devem estar já limpas, com pouca ou nenhuma gordura e embaladas em material a prova d'água, como potes plásticos fechados hermeticamente, filme plástico ou papel alumínio. Os pacotes devem conter a quantidade necessária por refeição, porém bifes e costeletas devem, além disso, ser embalados um a um. As carnes para assados podem ser embrulhadas inteiras.

Carne de boi ou vaca dura até 12 meses. As de porco ou vitela duram até 9 meses. O descongelamento pode ser feito passando a carne para a geladeira 5 horas antes do uso para cada meio quilo, 2 horas em temperatura ambiente ou no seu forno microondas na função descongelar. Após esse tempo use a carne como se fosse fresca.

Congelando frutas

As frutas bem lavadas e secas com pano ou papel absorvente podem ser congeladas ao natural, porém é aconselhável congelá-las com açúcar. Basta calcular meia xícara de açúcar para cada quilo de fruta, salpicá-lo sobre as frutas em um pote e fechá-lo hermeticamente, ou preparar uma calda de açúcar com água fervente, mexendo até dissolver bem, cobrir as frutas com a calda fria também em pote fechado hermeticamente.

Usa-se mais ou menos 1 xícara de calda para meio quilo de fruta. Para descongelar basta tirar do freezer e passar para a geladeira ou deixar em temperatura ambiente.

Congelando legumes

Antes de serem levados ao freezer, os legumes devem ser bem lavados em água fria e não podem estar maduros. Alguns necessitam a retirada de pontas ou fios. Devem ser picados em pedaços iguais e colocados numa peneira. Mergulhe-os rapidamente em água fervente e logo em seguida em água fria. Deixe esfriar.

Escorra muito bem e embale-os em saquinhos plásticos ou potes fechados hermeticamente, na quantidade de uma refeição. Para consumir legumes congelados não é necessário descongelamento, basta colocá-los numa panela com água e sal e tampar até que fiquem cozidos.

Congelamento de massas

Para se congelar as massas já prontas, com molho, esbarramos com o inconveniente do ressecamento das mesmas. Evite isso, procedendo da seguinte forma:

1 - Cozinhe a massa al dente (pois com o descongelamento e aquecimento, a tendência é que amoleça mais), misture com o molho, reservando uma certa quantidade dele, para o processo.

2 - No recipiente, onde será feito o congelamento, coloque um pouco do molho reservado, que será utilizado na confecção do prato e congele um pouco deste, sozinho. Assim que estiver bem congelado, coloque a massa sobre ele, normalmente. Regue com mais molho e leve para congelar, aberto. Depois de bem durinho, feche, date e pronto.

Resultado: Quando o prato for descongelado e aquecido,o molho ficará líquido, umidecendo a massa, evitando o ressecamento. Funciona com qualquer massa. Exemplo: spaghetti, talharim, gnocchi etc.

Como acomodar os alimentos para o congelamento

Pode ser em potes plásticos ou refratários de vidro, contanto que ambos tenham tampa plástica que os fechem hermeticamente, além de bem limpos. Após esta providência, o alimento deve ser levado ao freezer ou congelador de um dia para o outro. Depois desse primeiro congelamento, o alimento deve ser embrulhado com filme plástico ou saco plástico bem fechado.

Caso tenha dificuldade em retirá-lo do primeiro recipiente, coloque-o um instante na água quente para soltá-lo do pote ou refratário, que poderá ser utilizado para outros alimentos. Na hora de embrulhar o alimento é necessário retirar todo o ar, com um bomba tira-ar ou canudo. Agora é só etiquetar com o nome do prato e a data do congelamento.

Congelando alimentos já cozidos

Não utilize muito tempero em pratos que serão levados ao freezer, pois o tempero tem seu sabor acentuado após o congelamento. Não os cozinhe demais, para carnes, basta deixá-la macia e legumes al dente, que o cozimento se completará no dia que for consumir o alimento.


Alguns alimentos que não devem ser congelados

Você não pode conservar no freezer alguns alimentos como: ovos inteiros, pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, folhas verdes, maionese, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados, banana inteira (a banana pode ser congelada se for amassada com garfo, com gotas de limão, em um pote plástico).

Por Jessica Moraes

Comente