Dicas para comer bem com pouco dinheiro

Dicas para comer bem com pouco dinheiro

A falta de dinheiro devido aos apertos financeiros não é motivo para as famílias deixarem de ter uma boa alimentação. De acordo com a Associação Portuguesa dos Dentistas, não é preciso comer carne bovina e peixe todos os dias, no almoço e jantar. Você pode substituir a carne vermelha e os frutos do mar por frango, que é mais econômico, ou optar por ovos e legumes.

O site de saúde Medical News Today traz dicas importantes que vão ajudar você a economizar no cardápio:

Fresco ou Congelado?

Quando se trata de frutas e hortaliças, não parta do princípio de que o fresco é sempre o melhor. Comprar alimentos a granel, congelados ou enlatados (sem adição de sal e açúcar), permite poupar dinheiro. Nos últimos anos, os métodos de conservação e congelamento melhoraram bastante, preservando a qualidade nutricional das frutas e hortaliças congeladas. Independentemente de como são, as frutas e verduras fornecem muitos benefícios nutricionais. Você pode pensar em adquirir em maior quantidade as hortaliças da época - pois é quando está com o preço mais acessível - e então, congelar.

E os Orgânicos?

Os alimentos orgânicos não parecem oferecer benefícios nutricionais adicionais comparativamente aos seus homólogos convencionais, mas são, normalmente, mais caros Especialistas advertem que, mesmo rotulado como orgânico, o alimento não possui características especiais e mais saudáveis.

Frutas e legumes

Em vez de pagar preços altos em alimentos sofisticados (como romã, fruta do conde, alixia, cereja, uva sem caroço), especialistas recomendam frutas de casca escura que sejam fáceis de encontrar a nível local, quase sempre mais em conta. Fique atenta, também, aos alimentos da estação.

Bebidas enriquecidas

Atenção às bebidas que são enriquecidas com vitaminas, minerais e antioxidantes. Não só custam bastante mais, como têm muitas vezes mais calorias do que se pensa. Algumas têm tantas calorias como um refrigerante normal. É mais barato comer alimentos que sejam naturalmente ricos em vitaminas e minerais. Bebidas desportivas, ricas em eletrólitos, podem ser uma boa opção para atletas que pratiquem uma intensa atividade física por longos tempo, mas para a maioria das crianças e adultos, estas bebidas são desnecessárias.

Pagar por pré-embalados

Os pré-embalados oferecem comodidades adicionais e um maior controle sobre as porções utilizadas, mas podem ser mais caros. Para algumas famílias, o tempo que poupam ao comprar artigos embalados, especialmente frutas e legumes, pode valer o gasto adicional. Para as famílias que procuram uma opção mais barata, economistas sugerem comprar a granel e embalá-las em casa, de modo a conseguir estabelecer o controle sobre as porções. Por exemplo, combine cereais e queijo com baixo teor de gordura em sacos de plásticos ou descasque e corte cenouras em pedaços menores e coloque em recipientes com algumas folhas de alface.

Por Livany Salles

Comente