Dicas: grelhados

Dicas grelhados

Salmão grelhado é um delícia e super saudável. Foto: Dreamstime

Cozinhar aproveitando o calor intenso e sem o uso de muita gordura é a forma mais saudável. É que grande parte dos nutrientes é conservada, assim como o sabor. E para quem quer manter ou perder peso, os grelhados são ótimos aliados.

Quer algumas dicas para o grelhado não ficar ressecado? Na hora de temperar a carne prefira o sal grosso. Não fure ou aperte o alimento com garfos e outros utensílios. Ao fazer isso, perde-se o suco e, consequentemente, o aspecto "molhadinho".

Pescados chegam ao ponto ainda mais rapidamente, por isso prefira os mais firmes. Como a maioria dos peixes tem baixo teor de gordura, eles podem receber uma pincelada de azeite ou serem marinados com temperos antes de ir para a frigideira ou grelha.

No caso dos legumes, prefira cortar em fatias de no máximo meio centímetro no sentido da largura ou do comprimento e repetir os procedimentos usados nas carnes.

Se a pedida for uma sobremesa gostosa e pouco calórica, abuse de frutas como pera, banana ou abacaxi grelhados. Depois e grelhar, adicione um pouco de mel ou açúcar mascavo.

Por fim, a grelha deverá estar extremamente quente no inicio do processo de cozedura.

Assista a um vídeo sobre como grelhar peixes:

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: culinária gastronomia sabor receita carne