Dicas culinárias para o dia-a-dia

Dicas culinárias para o dia a dia

Algumas tarefas na hora de cozinhar são rotineiras. Então é preciso entender de alguns truques do dia a dia para facilitar e agilizar o processo na hora das refeições.

Confira algumas dicas que vêm diretamente do Cyber Cook!

Água - A água na cozinha é de extrema importância. Use sempre água filtrada para tudo o que for fazer. Observe o "sabor" da água. Às vezes, a quantidade de cloro altera o sabor dos alimentos depois de prontos. Se você perceber que vai ter problemas, opte pela água mineral.

Água de cozimento: aproveite, sempre que der, a água do cozimento dos alimentos, pois nela estarão as vitaminas. Faça com ela sopas e pirões.

Cortando as frutas - Se precisar cortar peras, pêssegos, tâmaras, damascos, maças, ameixas, leve-os ao freezer por 1 hora. No caso de utilizar o processador de alimentos, coloque um pouco de açúcar cristal para que não grudem nas lâminas. Outra boa medida é cortá-las com tesoura ou faca mergulhada em água quente.

Sobras - Aproveite as sobras dos alimentos: os ossos, os tendões das carnes, os talos das verduras, dão excelentes caldos: as sobras de carne cozidas podem dar origem a ótimos croquetes. Guarde as sobras e pão para acompanhar sopas e saladas: corte-as em cubinhos e frite em alho e óleo, salpicando sal. Ponha-os para secar num papel absorvente e guarde em uma lata bem tampada.

Ovos - Escolha os ovos corretamente. A casca dos ovos frescos é áspera e opaca. A dos ovos velhos é lisa e brilhante. Sempre que for utilizar ovos numa receita, não os quebre diretamente sobre os outros ingredientes, pois se o ovo estiver estragado, você perderá todos os ingredientes da receita. Guarde os ovos na geladeira, colocando-os com a ponta para baixo, mantendo-os afastados dos alimentos que tenham cheiro forte, pois sua casca porosa absorve odores.


Guardando limão aberto - Se você cortou um limão e não vai usá-lo todo, coloque a metade intocada num pires com vinagre. Isso evitará que ele resseque.

Vinagre - O vinagre é um vinho acidificado. Tem muitos usos na cozinha, como tempero e para ter em casa sempre, para todos os usos, o vinagre de vinho branco é mais utilizado. Mantenha-o sempre fechado, em lugar escuro e fresco, e durará muito tempo.

Por Jessica Moraes

Comente