Delicioso encontro: mincemeat de maçã com damasco

Delicioso encontro: mincemeat de maçã com damasco

Foto Site David Lebovitz

Às vezes nos surpreendemos com a variedade de receitas que podemos criar com os mais diferentes ingredientes.

A mistura de sabores e texturas traz uma enorme satisfação, além de encher os olhos com a beleza das cores entrelaçadas no mesmo prato. Famoso internacionalmente, o mincemeat é um tipo de picadinho de frutas secas, bebidas destiladas e especiarias e, às vezes, até carne. Ficou curiosa? Então confira essa maravilha de receita internacional, direto da BBC de Londres.

Ingredientes

Para o recheio

225g de damascos secos

8 colheres de sopa de conhaque

1 colher de sopa de óleo vegetal, para untar

225g de massa vegetariana

450g de mincemeat

225g de maçãs descascadas, picadas e com os núcleos removidos

1 limão, para o suco

Para a cobertura

50g de farinha de trigo

50g de amêndoas moídas

50g de manteiga

50g de de açúcar mascavo

Para servir

1 punhado torrado amêndoas em lâminas

2 colheres de sopa de crème fraîche ou creme de soja

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180C. Para o recheio, coloque o damasco seco e o conhaque em uma tigela e deixe marinar por pelo menos uma hora. Uma vez marinadas, corte os damascos em pedaços e reserve junto com o conhaque. Unte uma forma de bolo 22cm de fundo com o óleo vegetal. Estenda a massa quebrada até que seja 2.5cm maior em diâmetro do que a forma de bolo. Forre a forma com a massa e retire todo o excesso. Fure a massa com um garfo, em seguida, leve a geladeira por 30 minutos. Forre a massa com papel vegetal e encha-o com feijões secos ou arroz. Asse no forno por 10 ou 15 minutos, retire do forno, remova os feijões e o papel vegetal e deixe a massa de lado para esfriar um pouco.

Em uma tigela, misture o mincemeat, damascos marinados e um pouco de conhaque até misturar bem. Mexa com uma colher para que a massa se espalhe uniformemente sobre a base.

Mergulhe as fatias de maçã no suco de limão e enfeite-os em cima da camada de carne picada.

Para a cobertura, em uma tigela, misture a farinha e as amêndoas moídas até misturar bem.

Adicione a manteiga (ou margarina) e o açúcar e esfregue a mistura em conjunto, utilizando a ponta dos dedos até obter uma farofa.

Polvilhe a cobertura uniformemente sobre as maçãs picadas. Asse no forno por 30 ou 40 minutos, ou até a cobertura ficar nitidamente marrom-dourado. Para servir, decore com as amêndoas tostadas. Divide a cobertura igualmente entre seis pratos a servir.

Dica: Despeje ao lado de cada porção um pouco de creme de leite ou uma colher crème fraîche

Por Livany Salles

Comente