Culinária Thai: conheça as suas delícias!

Prato típico da cozinha tailandesa

Imagine todos os tipos de paladares em um único prato: doce, salgado, amargo, azedo e muito, muito picante. É justamente o que você encontra na cozinha tailandesa.

Quem experimenta suas preparações não imagina que essa união resulta em pratos saborosos e marcantes. As especiarias e pimentas são abundantes nesta culinária que conquista cada vez mais os brasileiros. Mas há mais de dez anos essa realidade era bem diferente. Quem afirma é o chef David Zisman, um dos pioneiros em trazer a gastronomia thai ao Brasil. Aliás, foi graças a sua paixão à primeira mordida - uma tradicional Sopa de Frango com Coco (Ton Kha Gai) - que David resolveu abandonar a medicina e abrir o restaurante Nam Thai, no Rio de Janeiro e São Paulo.

“Os cariocas aceitam melhor as novidades e experimentam de tudo. Já os paulistanos são mais críticos e usam como referência o que provaram em suas viagens aos Estados Unidos. Preferem não arriscar. Tanto é assim que a maioria pede o tradicional Paad Thai, a Sopa de Frango com Camarão e ainda o Filé Mignon com Brócolis e Shitake”, esclarece.

Com base no que aprendeu na Califórnia e Bangkok, Zisman usa em suas receitas o típico molho de peixe (nampla), ao invés do sal. Ingredientes como capim limão, folha de limão kaffir e galanga - cuja função é de quebrar o ardido das pimentas - são adquiridos de um único importador localizado no bairro da Liberdade.

Outro ingrediente que não falta é o curry. Diferente do indiano em pó, o tailandês é feito no formato de pasta. “Também preparamos aquele que leva anis e canela, extremamente aromático. É uma influência dos mulçumanos”, destaca o chef.

Frutos do mar, arroz jasmin e massas à base de arroz sempre estão presentes. Mas o consumo de aves, porco e carne de vaca também é muito grande. "Depois da japonesa e da chinesa, considero a tailandesa a terceira onda gastronômica. Isso vale para restaurantes e para as cozinhas de casa", completa Zisman.

Por Juliana Lopes

Comente