Culinária do Piauí - pratos prediletos de Chayene

Pratos típicos do Piauí que Chayene adora

Peixada ao leite de coco - foto/reprodução: Rede Globo

Já ficou com água na boca quando viu Chayene, personagem vivida por Claudia Abreu em Cheias de Charme, se deliciar com os pratos típicos de seu estado, o Piauí?

Seus pratos favoritos são Peixada ao leite de coco, Capote (um arroz feito com galinha d’angola) e Arroz Maria Isabel. Ficou com vontade de experimentar? Aprenda a fazer essas receitas a seguir!

Peixada ao leite de coco

Ingredientes

2 garrafinhas de leite de coco

1 Kg de cação

4 dentes de alho

Sal, pimenta, coentro e cheiro verde á gosto

1/2 xícara de azeite

2 tomates sem pele e sem semente

1 colher de sopa de amido de milho

1 limão

Modo de preparo

Tempere o peixe com dois dentes de alho, limão e pimenta. Deixe descansar por uma hora. Refogue os outros dois dentes de alho no azeite com os tomates, uma garrafa de leite de coco, o peixe, sal e pimenta. No final do cozimento, adicione o coentro, cheiro verde e o outro leite de coco misturado com o amido de milho. Deixe engrossar e desligue. Sirva-se e aproveite!

Capote

Ingredientes

1 kg de frango

1 cebola

100gr de bacon picado

2 colheres (sopa) de azeite

400gr arroz

Sal (quantidade necessária)

Modo de preparo

Coloque o frango para cozinhar com a cebola, o azeite, o bacon e uma boa pitada de sal. Reserve a água do frango. Desfie o frango cozido. Prepare o arroz com a água reservada. Em uma travessa, coloque o arroz intercalando com frango e bacon. Levar ao forno para secar o arroz. Aproveite para enfeitar o prato com salsa e cebolinha e uam bela pimenta malagueta em cima.

Arroz Maria Isabel

Ingredientes:

1 kg de arroz

1 kg de carne de sol picada

2 cebolas

1 cabeça de alho

2 maços de cheiro verde

4 pimentas de cheiro

4 folhas de louro

10 ml de azeite de oliva

50 ml de óleo


Modo de preparo:

Lave a carne e coloque-a para dourar em panela com óleo quente. Em seguida, acrescente a cebola e o alho e deixe refogar. Depois, coloque o arroz e os temperos, menos a pimenta, e misture bem. Acrescente água quente e, por fim, as pimentas de cheiro cortadas ao meio. Abafe a panela e aguarde até que o arroz fique soltinho. O tempo de preparo é de 30 minutos. Rende 10 porções.

Por Jessica Moraes

Comente