Cuidados com os alimentos na marmita

Cuidados com os alimentos na marmita

Todos os alimentos têm suas particularidades em relação ao tempo de duração e conservação de cada um deles. Por isso, é recomendado que eles sejam conservados em embalagens apropriadas. E você, leva comida preparada em casa para o trabalho? Se não, saiba que essa é um opção saudável e econômica.

Se você não tem o hábito de cozinhar, pode ser mais trabalhoso. Mas é melhor que comer em lugares públicos, onde você não confia na qualidade dos alimentos. Além disso, você evita ingerir alimentos cheios de conservantes, frituras, gordura trans, etc. Mas fique atenta aos cuidados que devem ser tomados para que a refeição continue saborosa na hora do almoço, pois não há nada pior que estar faminta e descobrir que a comida caseira que você preparou com tanto carinho está estragada.

Especialistas aconselham evitar alimentos fáceis de azedar, exemplo o molho de tomate ou molhos a base de leite. Nesse caso, use uma bolsa térmica para conservar por mais tempo. Frituras perdem o sabor quando esquentadas, opte por carnes grelhadas, cozidas ou assadas (que são mais saudáveis, inclusive).

Outra dica fundamental é o tempo que a marmita pode ficar fora da geladeira. Segundo nutricionistas, é aconselhável, no máximo, uma hora sem refrigeração. Ou seja, chegando ao serviço leve a marmita para a geladeira.

Marmita de vidro, plástico ou alumínio?

Segundo a nutricionista Camila Leonel, todos os recipientes exigem cuidados especiais de acordo com o material. Algumas marmitas de plástico, por exemplo, contém substâncias tóxicas. Nesse caso, na hora de aquecer o alimento no microondas, escolha outro recipiente.

Molhos à base de tomate, em contato com a marmita de alumínio podem sofrer alteração no sabor, e podem causar reações alérgicas e problemas gastrointestinais. Além disso, não podem ir ao micro-ondas. No fim das contas, especialistas recomendam a marmita de vidro, pois é a melhor opção para ir ao forno convencional, microondas, não altera o sabor dos alimentos, além de ser a mais fácil de lavar.


O que comer?

A nutricionista Graça Albuquerque ensina como seria a marmita ideal. "A carne com molho à base de pimenta, levando em consideração que a pimenta é termogênica, você vai queimar um pouco da caloria. A massa é branca e feita com azeite de oliva orgânico, que também tem o ômega 3. A salada caprese, crua, que tem tomate, queijo branco, e essa fibra vai ajudar a não absorver tanta caloria", afirma Graça.

Por Livany Salles

Comente