Cozinha holandesa - mistura deliciosa de sabores!

Cozinha holandesa

Foto Divulgação

Uma combinação de pratos com nomes difíceis de pronunciar - Varkensribbetjes (Costelinha de Porco) - e ingredientes da cozinha alemã e indonesiana. Assim é a culinária holandesa. O cardápio rico em purês de batata e carne de porco é uma influência do país vizinho, Alemanha. Já o toque picante foi incorporado por causa de a Indonésia ter sido colônia da Holanda por mais de quatro séculos.

“Mas a mesa do holandês não chega a ser tão farta como a dos alemães. Ele é pão-duro mesmo (risos), ou melhor, prepara o que é necessário. Também fazem purês com cenoura, chucrute e chicória”, explica Patrick Peiters, proprietário do tradicional Warong (casinha de comer), que fica em Holambra (interior de São Paulo).

A carne bovina aparece no típico Hollandse Biefstuk, onde é grelhada na panela de ferro com champignons. Outro prato bastante característico é o hachee (carne cozida, em holandês), uma típica comidinha de mãe. A receita é feita com cubos de filé mignon ou alcatra empanados, temperados com especiarias, entre elas, cravo, noz moscada, pimenta, folha de louro e cebola. E claro, servido com salsichão e purê de batatas.

O arenque é muito popular na cozinha holandesa. Pode ser visto nos grandes mercados conservado em salmouras e servido ali mesmo com pão e cebola. Quando é curtido em vinagre recebe o nome de zure-haring. “Mas por ser difícil de encontrá-lo aqui substituo por sardinhas. Seu sabor só perde para a enguia defumada, também rara aqui no Brasil”, explica o chef Peiters.

Da influência indonesiana destaque para o Risjttafel (mesa de arroz), que na verdade se trata de um banquete típico. O comensal fica até perdido com tanta variedade de aromas e sabores.

Veja a listinha: Gado-Gado (salada de legumes com molho de amendoim), Rijst (arroz), Ayam Kerrie (frango ao curry), Babi Ketjap (pernil com molho de soja), Ikan Djahe (peixe com molho de gengibre), Saté Met Pindasaus (espetinho de filet com molho de amendoim), Sambal Goreng Oedang (camarão ao leite de coco), Atjar Tjampoer (picles misto), Rempah (bolinho de carne moída com coco), Sambal (molho de pimenta caseira suave). Ufa!

Por Juliana Lopes

Comente