Cozinha Árabe

Eu adoro essa cozinha! É uma das que sofreu menos influências, provavelmente por motivos religiosos, já que o Islã mantém-se, de certa forma, fechado e avesso á outras culturas.

Um dos meus favoritos, sem dúvida, é Kafta. Originalmente, este prato era feito com carne de carneiro. Mas, aqui no Brasil, ele é feito com carne de boi na maioria das vezes.

O kafta é um prato bem versátil e pode ser feito de várias maneiras. Assado no forno, na churrasqueira ou em uma frigideira.

Um dos ingredientes fundamentais é a pimenta síria, que proporciona um perfume e sabor delicioso a esse prato. Ela é composta por pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, canela,

cravo e noz-moscada.

Eis a receita:

Ingredientes

- 1 kg de patinho moído(s)

- 1 unidade(s) de cebola picada(s)

- 3 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)

- 2 colher(es) (chá) de pimenta síria

- 1 unidade(s) de limão espremido(s)

- 3 colher(es) (sopa) de óleo de soja Sadia

- quanto baste de sal

Molho

- 1 xícara(s) (chá) de iogurte natural

- 1 colher(es) (sopa) de suco de limão

- quanto baste de sal

- quanto baste de páprica picante

Acompanhamento

- quanto baste de pão sírio

- quanto baste de pepino em conserva em rodelas

- quanto baste de cebola frita(s)

- quanto baste de tomate em cubos médios

Modo de Preparo

Misture bem todos os ingredientes do kafta e forme bolinhos compridos, afinando a ponta. Frite-os ou asse-os e reserve.

Molho

Tempere o iogurte com a páprica, o limão e o sal.

Acompanhamento

Monte o sanduíche colocando um ou dois kaftas em metade de um pão sírio. Acrescente o pepino, o tomate e a cebola frita. Cubra com o molho, enrole e sirva.

Se você for fazer o kafta na churrasqueira, espete os bolinhos em espetos de madeira, deixando os espetos de molho por meia hora, para que eles não queimem. Se você for fazer na frigideira, deixe-a aquecer bem, para a carne não soltar água e o kafta desmanchar. Caso for assar no forno, forre a assadeira com rodelas de tomate, para que os bolinhos não grudem e passe um pouco de manteiga, para que fiquem suculentos. Você pode substituir o molho de iogurte por homus (pasta de grão-de-bico).

Abraço e até a próxima!

Colunista do Vila Sabor, o Chef Rodrigo Anunciato é formado em gastronomia pelo Senac e professor titular da Faculdade de Gastronomia da UniSantos.

Comente