Cortes de carne

Cortes de carne

Suculentos e macios, os cortes nobres são os preferidos nos churrascos. Picanha, alcatra, filé mignon e contra filé são as peças mais pedidas. No ponto, mal ou bem passadas. Cada um prefere de um jeito.

A picanha, lógico, é a rainha das churrascarias. No alho ou simplesmente temperada com sal grosso, fica muito saborosa. Está localizada na anca do boi, ligada à alcatra.

A alcatra tabém é um corte da carne bovina, localizada entre o lombo e a coxa. Da alcatra,pode-se tirar o top sirloin (também conhecido como bom-bom ou olho da alcatra) e tender steak (também chamado steak do açougueiro, porque dizem que os que realmente conhecem essa carne não a vendem, reservam para si próprios), considerada a carne mais macia.

Já o filé mignon é muito apreciado por ter um sabor mais neutro e combinar com diversos tipos de molhos e receitas. Fica muito bom no estrogonofe e em receitas grelhadas também.

Do lado de cima das costelas está o contra filé. Os bifes desse tipo de corte são bastante apreciados. Assim como pode ser assado inteiro e fica delicioso. É uma peça longa toda coberta por uma camada uniforme de gordura com padrões variados de sabor, textura, suculência e tonalidade.

Por Lívany Salles

Comente