Conserve os legumes através do branqueamento

branqueamento legumes

Os legumes estragam com facilidade na sua geladeira? Para evitar o desperdício e conservá-los por mais tempo, que tal aprender a técnica do branqueamento? Com essa técnica você pode congelar os alimentos evitando que eles apodreçam e ainda mantendo seus nutrientes.

Existem alimentos congelados à venda no supermercado, que passaram pela técnica do branqueamento para serem vendidos dessa forma. No entanto, essas opções chegam a ser bem mais caras. O melhor é que dá para reproduzir a técnica em casa com alguns alimentos como batata, brócolis, couve-flor, por exemplo.

O branqueamento consiste em um choque térmico no alimento. Ele interrompe a ação enzimática de amadurecimento e envelhecimento do legume e ainda limpa a sua superfície, retirando os microorganismos, mantendo ao máximo as características dos alimentos, inclusive suas propriedades nutricionais.

Lave, descasque e pique o legume e em seguida ferva-o entre 70ºC a 80ºC. O período de fervura varia de acordo com o alimento:

- 1 minuto: espinafre, mandioquinha, milho em espiga, mostarda, nabo, pimentão, vagem;

- 2 minutos: abóbora, abobrinha, almeirão, alcachofra, batata, batata doce, berinjela, beterraba;

- 3 minutos: aipo, cenoura, couve-flor, salsão, brócolis, batata baroa;

- 4 minutos: cenoura, couve-de-bruxelas

Escorra-o rapidamente e submeta-o logo depois sob a água gelada, pelo mesmo tempo que foi submetido à fervura.

Deixe escorrer bem novamente e coloque o alimento dentro de um saco plástico, retirando o máximo que puder de ar dentro deste.

Quando for guardar, separe a quantidade exata do que for consumir, colocando etiquetas para facilitar a utilização. Os legumes podem ser conservados no congelador por cerca de três meses.


Não congele legumes como tomate cru, pepino, rabanete. Eles murcham, amolecem, alteram a cor e o sabor. O mesmo acontece com as folhas verdes. Já as folhas usadas para temperar refogados, como salsinha e coentro, podem ser congeladas sem problemas.

No caso dos outros legumes que sofrem escurecimento, pingue algumas gotas de limão na água para fervura. Ao ferver não tampe a panela. Pois os alimentos tendem a perder a cor quando cozidas em panelas fechadas, principalmente os de coloração verde.

Por Jessica Moraes

Comente