Compra de Eletrodomésticos: conheça os seus direitos!

Compra de Eletrodomésticos conheça os seus direito

Antes de comprar os seus eletrodomésticos para este final de ano, fique atento a algumas dicas do Procom (SP) e conheça os seus direitos para não levar gato por lebre:

  • Antes de mais nada leve em conta a qualidade do produto e suas necessidades. Nem sempre as marcas mais caras e sofisticadas são as melhores.
  • Se você for parcelar não se esqueça de observar as taxas de juros, que variam bastante. E sempre escolha uma parcela que não vá comprometer o seu orçamento. Um detalhe importante: você pode sim antecipar a suas parcelas, total ou parcialmente, conforme no artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor, e ter redução proporcional dos juros.
  • O contrato de compra a prazo deve conter o número de parcelas, multas e encargos para atraso de pagamento, com o valor dos juros. Exija sempre a nota fiscal que deve constar as condições de pagamento, data de entrega e instalação do produto.
  • Veja se o aparelho está com o selo do INMETRO, que não só apenas indica os mais econômicos, como também o nível de ruído. Atualmente ele está em aspiradores de pó, secadores de cabelo e liquidificadores.
  • Depois da compra observe se o aparelho está completo, sem partes trocadas ou danificadas. E não se esqueça de guardar a nota fiscal e termo de garantia, eles serão úteis caso haja algum problema no futuro.
  • Caso você veja algum defeito tem até 90 dias para reclamar. E o fabricante um mês para dar uma solução ao problema. Se não for o caso, você pode pedir outro produto ou a devolução do dinheiro.
  • Cuidado com as garantias estendidas que as lojas costumam oferecer no ato da compra. Ela não vale para todos os problemas da garantia legal. Para mais informações basta ligar no telefone 151.

Por Juliana Lopes

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