Como preparar frutos do mar

Nutricionista aponta as melhores maneiras
frutos-do-mar

Foto - Shutterstock

Pratos feitos com frutos do mar são extremamente saborosos e essenciais para quem deseja ter uma alimentação saudável e equilibrada, com presença de vitaminas A, B, D e E, além de cálcio, ferro e ômega 3. Mas qual a melhor maneira de prepará-los? 


Camarões

O camarão é, entre todos os mariscos, o mais rico em colesterol. No entanto, o teor ainda é inferior ao dos ovos, por exemplo. Para o tradicional molho de tomate com camarão, escolha o do tipo 7 Barbas. Em morangas, risotos e moquecas, coloque o Camarão Cinza. Já para o preparo de grelhados e massas, o ideal é o Camarão Rosa.

Lula

Por serem mais macias, as lulas menores ou nacionais normalmente são utilizadas em ensopados e saladas. As grandes ou importadas são servidas cortadas em anéis ou recheadas. Para limpá-las, retire a pele roxa que as envolve e também a cartilagem interior.

Polvo

Como cozinhar o polvo sem deixa-lo borrachudo? Nunca coloque sal no cozimento. Lave-o na água corrente, principalmente na área das ventosas, onde a areia pode ficar escondida. Em seguida, coloque-o numa panela de pressão no fogo alto por 15 minutos para congelados e 10 minutos para frescos. Lembre-se: sem água, sem sal e contando o tempo a partir do momento em que a panela começar a chiar!

Na hora das compras

Caso vá comprar seus frutos do mar vivos, escolha os mais ativos; se já estiverem mortos, dê preferência aos com cascas e garras inteiras. 

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: frutos do mar Thamirys Teixeira