Como fazer Chimichurri: tradicional tempero argentino

Como fazer Chimichurri tradicional tempero argenti

Foto reprodução/ staticflickr4

Chimichurri é um molho tradicional da Argentina. É um condimento super versátil e tão comum aos argentinos como ketchup é para os norte-americanos. Ele é usado na maioria das vezes em carnes grelhadas, mas fica bem em massas ou no sanduíche.

É tradicionalmente composto de salsa, orégano, alho, azeite e vinagre. Porém, o limão pode ser substituído por vinagre (coloque de 2 a 3 colheres) e podem ser adicionados outros condimentos como coentro, manjericão ou outras ervas frescas.

Molho Chimichurri

Ingredientes:

2 xícaras de salsinha

1/4 xícara de orégano fresco

4 dentes de alho

suco de 1 limão

sal à gosto

Pimenta preta fresca à gosto

Pimenta vermelha à gosto

Azeite de boa qualidade também à gosto

Modo de preparo:

Pique a salsa, de preferência, utilize um processador de alimentos para que fique bem cortadinha. Acrescente o orégano, alho, suco de limão, sal, a pimenta preta e a vermelha e bata mais um pouco. Enquanto mistura, regue o azeite. Pare para retirar o excesso das laterais e bata mais um pouco. Está pronto.


O molho pode ser usado imediatamente, ou pode descansar por algumas horas para que os sabores se misturem. É ótimo no dia seguinte. Armazene em um recipiente fechado na geladeira por até alguns dias, ou congele o molho em uma bandeja de cubos de gelo para uso posterior.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: carne molho tempero chimichurri como fazer