Como e onde armazenar especiarias?

Como e onde armazenar especiarias

As regras para armazenamento de especiarias para que elas durem por mais tempo mantendo suas qualidades organolépticas são muito simples. Especiarias devem ser guardadas em local escuro, longe da umidade, do calor excessivo e em vidro ou pote bem fechado.

O erro mais comum é o armazenamento das especiarias perto do fogão. Mas, se você gosta de colecionar especiarias exóticas e difíceis de encontrar, é aconselhável armazená-las em vidro ou pote hermético dentro do armário, o mais longe possível do fogão.

Outro erro é manter as especiarias nos saquinhos de origem. Além de fazer sujeira, os sacos normalmente são finos e difíceis de manter bem fechado.

Algumas especiarias jamais devem ser mantidas em geladeiras, pois trata-se de um local úmido e, de modo geral, as especiarias não devem ser guardadas ali. Entre as poucas que podem ir para a geladeira, estão as pimentas e especiarias vermelhas, como a páprica e sementes com alto teor de gordura, como a papoula e o gergelim. As outras devem ficar em temperatura ambiente.

Para guardar suas especiarias com mais cuidado você pode usar vidros reaproveitados, como os vidrinhos de alcaparras, que são longos e finos. Também é interessante reaproveitar os vidros das especiarias que acabam (devidamente lavados e secos). Os potinhos plásticos japoneses também são muito interessantes, pois fecham bem.


Não coloque as especiarias na panela quente diretamente do vidro ou pote - o vapor é úmido! Para isso use potinhos específicos ou colheres. E não mexa nos potes com colheres ou mãos úmidas. Antes de abrir os potes, seque bem as mãos.

Por Livany Salles

Fonte: Aromas e Sabores

Comente