Comidinhas de boteco: receitas de dar água na boca!

Comidinhas de boteco

Foto: Divulgação

Bar, boteco, botequim. Existem varias maneiras de se nomear esse estabelecimento que surgiu no século XIX. A palavra vem de "botica", que era um armazém onde era vendido tudo que você possa imaginar, além de reunir os homens para colocar o papo em dia. Com o passar do tempo os donos da Botica começaram a servir comidas chamadas de aperitivos, juntamente com a bebida que a partir daí se tornou o boteco que conhecemos hoje.

E a estratégia usada por esses locais para atrair mais e mais clientes continuam sendo os petiscos deliciosos. Por conta do sucesso dessas receitas de encher os olhos e saciar a fome, no ano de 2000, em Belo Horizonte, surgiu a primeira edição do concurso "Comida di Buteco". E no ano passado São Paulo também teve o prazer de promover esse concurso que está enlouquecendo os botequeiros de todo o Brasil.

O concurso premia os melhores e mais criativos petiscos de bar do País. A última edição em 2012, que ocorreu entre os dias 1º de junho a 1º de julho, contou com oito estados, 16 cidades. Em 2011, foram 260.000 tira-gostos e 2,3 milhões de participantes. E a cada ano que passa as receitas superam as expectativas de todos.

Os petiscos foram dos mais tradicionais, como coxinha, bolinho de queijo, esfiha, quibe e bolovo, aos mais inusitados, entre eles empada recheada com pernil e molhinho agridoce, bolinho de carne seca e ricota empanado com macarrão, bolinho com berinjela, azeitona, tomate cereja, provolone e carne, mini-hamburguer de calabresa grelhado (acompanhado de geleia de abacaxi com pimenta) e canapé Augusto Tolle (patê de linguiça defumada sobre pão preto).

Ficou com água na boca e louca para experimentar as iguarias deste ano? A 14ª edição do "Comida di Buteco" começará no dia 12 de abril e contará com quase 400 botecos. O cardápio desse ano ainda não está disponível, mas você pode aprender a fazer em casa algumas das iguarias que fizeram sucesso em 2012.

O Vila Mulher separou duas receitinhas de petiscos. Veja:

Escondidinho de Bacalhau - (Bar do Magrão)Bacaninho (Bar tiro liro)Informações gerais

Por: Marisa Walsick

Comente