Comidas de Mercado

comida de mercado

Que tal aproveitar as férias não só para apreciar belas paisagens, mas sim conhecer a culinária típica das cidades brasileiras. Faça como muitos chefs ou gourmets e comece o roteiro pelas feiras e mercados. “É lá que você encontra o que realmente está nas mesas regionais”, ressalta Ana Trajano.

Durante sua empreitada cultural Brasil afora, a chef conheceu alguns mercados populares que serviram de inspiração para os festivais em seu restaurante Brasil a Gosto. Ela escolheu o acarajé para homenagear a Feira de São Joaquim (Salvador). Assim como é servido no local, a receita é feita com vatapá, caruru, camarão seco defumado e vinagrete de tomates “verdes e firmes assim como as baianas fazem, para que fique gostoso o dia todo”, explica.

Na feira de Caruaru (Pernambuco), único mercado do País registrado como patrimônio imaterial, a chef experimentou e aprovou a carne de bode “seu sabor é semelhante ao do carneiro”, diz. Enquanto esteve em Belém do Pará ficou encantada com os peixes de água doce e os escolheu para o cardápio temático. Utiliza iscas de tambaqui, tucunaré e pirarucú com vinagrete de ervas da Amazônia, entre elas, vinagreira e jambu. Esses e outros ingredientes estão sempre no Ver-o-Peso.

Sul e Sudeste

Conhecido pelo comércio de ostras vivias, camarões e garrinhas de caranguejos, o mercado de Florianópolis é o local predileto de muitos chefs que gostam de bons ingredientes. Apesar de Renato Carioni estar em São Paulo, no comando do Cantaloup, muitas vezes ele prefere o berbigão (molusco), além das ovas e moelas de tainha do mercadão da barraca do Chico “onde tem os melhores preços”, indica. Sempre que visita o local saboreia o chopp da Toca do Urso com petiscos chamados de “torpedo de siri” e ainda os pastéis de berbigão e camarão do Box 32.

Já Jesse Andrade aproveita as várias frutas, legumes e especiarias do mercadão paulistano. O chef do restaurante Josephine não resiste aos vinhos e azeites de qualidade comercializados em várias barracas. “Esse lugar é um paraíso para os apreciadores de comida com qualidade e diversidade. Cada vez que vou lá provo algo diferente e sempre me surpreendo”, comenta o chef que indica a receita de Salmão ao molho de gengibre feita com ingredientes encontrados neste mercado.

Por Juliana Lopes

Comente