Chega de lágrimas: como picar cebola sem chorar?

Como picar cebola sem chorar

Não tem jeito, quando a tarefa é picar cebola os olhos já começam a lacrimejar. Passamos a vida toda ouvindo dicas das nossas avós, tias e mãe. Mas parece que nenhuma dica realmente funciona, não é?

A rede de renome mundial na área de hotelaria e gastronomia, Le Cordon Bleu, traz várias dicas sobre culinária e a equipe do Vila Sabor escolheu algumas para você que está cansada de chorar na hora de cozinhar.

- Pique ou fatie a cebola como um Chef, para isso é necessário somente uma faca de qualidade, multiuso, com 6 ou 8 polegadas (conhecida também como "faca Chef"), que é vendida em qualquer supermercado;

- Corte a ponta da raiz sem atingir o corpo da cebola;

- Segure a cebola de lado e passe a faca cima para baixo, formando anéis. Dispense a base da raiz;

- Corte a cebola ao meio verticalmente. Vire a parte cortada para baixo e faça uma série de cortes horizontais, mantendo a base dura da raiz. Depois faça vários cortes;

- Segure a cebola sobre uma tábua, e comece cortando pelo lado oposto da raiz, formando cubos, dispense a base dura da raiz.

Pronto! Seguindo estas valiosas dicas você evita que a cebola libere todo aquele gás que faz seus olhos lacrimejarem, além de manter o sabor da cebola, sem deixar amargar. Para finalizar, use limão para tirar o mal cheiro das mãos e, em seguida, lave-as muito bem com água e detergente normalmente.

Saiba mais

Quando as cebolas são cortadas, as células são quebradas, produzindo o ácido sulfénico. Como este ácido é instável, ele dissipa no ar e chega aos nossos olhos, nos fazendo chorar.

Por Livany Salles

Comente