Chefs brasileiros na Copa do Mundo da Alta Gastronomia

Bocuse DOr  equipe brasileira

Chef Marcelo Pinheiro, Manoela Leão e Chef Mauro Freitas

Mais um vez o Brasil estará representado no evento considerado a Copa do Mundo da Alta Gastronomia, que este ano acontece entre os dias 24 e 26 janeiro. A premiação conhecida como Bocuse D'Or, realizada a cada dois anos na França, reúne novos talentos de todo o mundo e acontece sempre em Lyon, na França, desde 1987, sem dúvida uma vitrine de muitos chefs para o mundo.

Este ano será a sétima participação brasileira. Quem está no comando da equipe é o chef Mauro Freitas, do hotel Intercontinental de São Paulo. Também vão embarcar para França o chef francês David Joubert, ex-chef do InterContinental Rio e a ajudante Manoela Leão.

O chef Marcelo Pinheiro é outro integrante. Ele já representou o Brasil na última edição do Bocuse D'Or, em 2007, e que este ano vai como jurado. Há dois anos ele obteve a 20ª colocação entre 24 concorrentes. A expectativa da nova equipe é conseguir novamente uma boa colocação como ocorreu em 1997, quando os participantes brasileiros ficam na décima colocação.

A preparação de Freitas junto com a delegação começou em julho do ano passado. Assim como o chef brasileiro todos os concorrentes fazem pratos com os mesmos ingredientes, entre eles, aberdeen angus beef, gado de origem escocesa, para o prato de carne, e bacalhau fresco, coquilles Saint-Jacques royales e camarões selvagens da Noruega para o prato de peixe.

O chef brasileiro adianta que irá acrescentar um toque brasileiro aos ingredientes. Para a receita de peixe, Freitas irá preparar um bacalhau com crosta de azeite e quindim de espinafre. Já a de carne será filé mignon à moda D. Pedro envolto em crosta de champignon e ervas, batata recheada com bochecha de boi e bacon e costela com crosta de castanha de caju.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: culinária sabor