Chef Fabiano Marcolini

fabiano marcolini

foto divulgação

Em Curitiba, ele é conhecido pela qualidade dos pães, massas e sorvetes que produz. Considerado uns dos melhores chef pâtissier do Brasil, Fabiano, comanda o restaurante “Tratoria Marcolini” e o “Fabiano Marcolini Pães e Doces”, um misto de padaria, café e restaurante.

Graduado pela Westminster College, de Londres, freqüentou a Escola Lenotree, de Paris e a Escola de Gastronomia do chef Joel Beloe, na Inglaterra. Foi responsável pelo cardápio italiano do Savoy, em Londres e considera sua passagem pelo hotel uma grande escola. “Essa cidade abriu as portas para a cozinha profissional”.

Em 1995, tornou-se membro da Eurotoks Comunidade Européia de Chefes de Cozinha e conquistou duas medalhas de ouro na Holanda e Singapura. Apesar de ter percorrido por nove anos as cozinhas da Inglaterra e França para aprimorar o gosto pela cozinha, preferiu investir na culinária italiana que aprendeu desde pequeno com a avó. Prefere cortar a massa na hora e utilizar trigo de grano duro, o que garante pratos de melhor qualidade, muitos deles considerados os melhores de Curitiba.

Vila Sabor: Qual é a culinária que mais te atrai?

Chef Fabiano Marcolini: Aprendi muito com a minha avó italiana e também a culinária francesa durante os cursos, mas a italiana é a minha paixão. Acho que combina mais com os brasileiros.

Vila Sabor: Quais pratos você recomenda para nossas internautas?

Chef Fabiano Marcolini: Indico uma sopinha deliciosa que cai bem em qualquer estação, e particularmente adoro, a Zuppa di Baccala (Sopa de Bacalhau), uma das mais populares no norte e sul da Itália. E para a sobremesa uma Torta de Mel e Nozes, feita com massa crocante. Divina!

Vila Sabor: Quais são os destaques do seu cardápio?

Chef Fabiano Marcolini: A minha especialidade é a culinária do Norte. Os clientes gostam bastante do Bacalhau à Vicentina, Ossobuco de Vitela, Carré de Cordeiro com Funghi, Polenta grelhada com queijo mascarpone e ainda os risotos.

Vila Sabor: Gosta de fazer misturas inusitadas?

Chef Fabiano Marcolini: Às vezes. Prefiro a culinária italiana bem feita. Acho que o diferencial está na qualidade das massas e molhos que preparo todos os dias.

Vila Sabor: Qual é o grande segredo da sua massa?

Chef Fabiano Marcolini: Ela possui uma consistência diferente porque além de ser feita com trigo de grano duro, também é fabricada aqui mesmo todos os dias com trafilas (fôrmas para produção de massas) em bronze, que deixam a massa mais compacta.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: culinária cozinha italiana sabor