Ceia Vegetariana

Ceia Vegetariana

Receita Fettuccine Mediterrâneo

É quase impossível imaginar o jantar de Natal sem os ingredientes tradicionais: peru, tender e bacalhau. Mas quem segue um cardápio vegetariano nem está acostumado com esses pratos. Talvez os semivegetarianos, pois consomem carne apenas de vez em quando. Grupos mais ortodoxos, como “ovolactos” e “lactos” acabam criando refeições diferenciadas a base de grãos, soja, cereais e tubérculos. E na época das oleaginosas ou frutas secas, nozes, castanhas e amêndoas, elas são um prato cheio.

Rafael Bán Jacobsen, vegan desde 1997 e coordenador do grupo da Sociedade Vegetariana Brasileira de Porto Alegre, comprova que as refeições vegetarianas são recheadas de muito sabor. “São marcadas por uma grande variedade de pratos, que incorporam elementos das mais ricas culinárias, temperos diversos e muitos grupos de alimentos”.

O chef Augusto Pinto, do restaurante paulistano Gaia Gourmet, compartilha a mesma opinião. E garante que a ceia vegetariana pode render pratos deliciosos. Confira algumas opções do chef e da consultora Maria do Céu Garrido, especialista no assunto. Mesmo quem não é adpeto da cozinha sem carnes, ovos ou leite, poderá ficar surpreso com os resultados.

Energia e Saúde!

Augusto indica receitas saudáveis, leves e ricas em proteínas vegetais, com pouca gordura. Todas veganas, sem nenhum tipo de produto de origem animal. “Apenas quem sofre de diabetes poderá substituir o açúcar da receita de pêssegos por adoçante”, completa.

Entrada: Sopa Marroquina

Prato Principal 1: Couscous servido na cebola roxa

Prato Principal 2: Fettuccine Mediterrâneo do Gaia

Sobremesa: Pêssegos ao vinho tinto

Requinte e Criatividade!

Para começar o jantar, a consultora Maria do Céu Garrido Maruxo sugere uma receita bem refrescante, a Sopa Fria de Mandioquinha, entrada leve para a noite que combina em um cardápio mais convencional ou nas refeições mais sofisticadas. Como acompanhamento para o Caneloni Recheado de Pasta Rúcula, uma boa pedida é a pequena porção de canapé recheada com cream cheese, pistache e sementes de papoula.

Entrada: Sopa Fria de Mandioquinha

Prato Principal: Caneloni recheado de pasta Rúcula e tomate seco

Acompanhamento: Canapés de shitake recheados com cream cheese

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: sabor comida vegan vegan