Ceia dos Chefs

Ceia de Natal dos Chefs

Receita de Renato Carioni (Peito de Peru)

Este ano você decidiu que vai preparar a ceia para a família toda. Sem dúvida uma ótima oportunidade para testar os seus dotes e impressionar toda família, não é mesmo? Que tal preparar algo requintado com a assinatura de chefs consagrados? Bel Coelho sugere um cardápio mais tropical. Já Sérgio Arno, Silvia Percussi e Renato Carioni indicam receitas italianíssimas adaptadas ao nosso clima. Escolha a sua e mãos à obra!

Bel Coelho

Como prato principal, a chef sugere o ceviche - receita peruana onde o peixe é marinado no limão. E para a sobremesa, uma inusitada combinação de geléia de rosas e espuma de gelatina servem de recheio para as saborosas lichias.

“Estamos num país tropical, então nosso Natal pede receitas mais leves. Para mim não faz sentido seguirmos o padrão europeu de ceia. Devemos usar um pouco da tradição, mas no Brasil é possível montar uma ceia cheia de criatividade, com muitas saladas e frutas frescas, por exemplo."

Prato Principal: Ceviche de Salmão com shoyu, abacate e cebola roxa

Sobremesa: Lichias Recheadas

Renato Carioni

“Escolhi estas receitas porque acho que são bem representativas da época do Natal, saindo um pouco da monotonia que a culinária neste período do ano costuma apresentar. Usando ingredientes típicos com um toque diferenciado é possível agradar a quase todos os paladares, dos mais tradicionalistas até aqueles que estão sempre prontos para descobrir coisas novas - estes últimos, confesso, o meu tipo preferido de comensais”

Prato Principal: Peito de peru com couscous marroquino e molho de manga

Sobremesa: Rabanada com calda de chocolate e sorvete de pistache

Ceia de Natal dos Chefs

Receita de Silvia Percussi (Torta Gelada) e Sergio Arno (Cordeiro Taglioni)

Sérgio Arno

“De entrada sugiro a Salada Verde porque se trata de um prato diferenciado, preparado com ingredientes especiais como vinho do porto - excelente para ocasiões importantes como Natal”.

O chef também indica o cordeiro, por se tratar de uma carne saborosa, leve e com pouco teor de gordura. Para acompanhar uma boa massa: Tagliolini tradicional.

Entrada: Salada verde com Terrini de foie gras e gelatina de vinho do porto

Prato Principal : Cordeiro Taglioni

Silvia Percussi

Silvia indica dois pratos elegantes e deliciosos. Como prato principal, a Vitela Assada recheada com 'cotechino', um ingrediente muito usado nesta época na Itália, pois traz boa sorte. “Mas como lá é inverno tive que dar uma adaptada e misturei ao recheio cogumelos, que assim como a vitela deixam o prato mais suave para o nosso paladar”.

“Também destaco o ‘Biscuit’ di torrone al cioccolato, ou seja, Torta gelada de nougat ao chocolate, pois traz o Torrone, também tradicionalmente presente na mesa dos italianos no Natal. Adaptei à mesa dos brasileiros em forma de sorvete já que o nosso clima é tropical”.

Sobremesa: Biscuit’ di torrone al cioccolato (Torta gelada de nougat ao chocolate).

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: culinária natal ceia de natal biscuit