Catchup feito em casa

Lanche com catchup feito em casa

Na hora que realmente bate aquela fome no meio da tarde, não é qualquer lanche que vai saciar. Tem que ser suculento e com muitos nutrientes. Mais importante: fácil de fazer. O segredo é revirar a geladeira em busca de ingredientes do cotidiano. Batata palha, milho em conserva, alface, tomate, azeitonas picadas e sem caroço, mostarda e catchup.

Tudo isso pode variar de acordo com o gosto e o que tem disponível. O que não tem também pode ser feito. É o caso do catchup. Para quem adora esse molho, a receita sem os aditivos químicos garante uma boa qualidade, além de um sabor doce, ácido e picante na dose certa.

Catchup de Tomate

Ingredientes:

1 kg de tomates maduros picados

1 cenoura picada

1 cebola pequena picada

1 talo de aipo picado

uma pitada grande de cravos moídos

1 folha grande de louro

2 lâminas de macis

1 colher (chá) de sal marinho

150 ml de vinagre de vinho tinto

60 g de açúcar demerara

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes, com exceção do açúcar, em uma panela grande de aço inoxidável de fundo grosso. Deixe ferver, abaixe o fogo, tampe e apure por 30 minutos. Tire a tampa e cozinhe por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando. Despreze o macis e o louro. Faça um purê, batendo a mistura no liquidificador ou processador, e passe numa peneira de náilon sobre a panela enxaguada. Misture o açúcar, deixe ferver novamente, mexendo sempre, por 5 minutos, até o molho ficar com consistência de um creme espesso. Coloque em potes esterilizados com tampas não metálicas ou resistentes ao vinagre. Cubra com discos de papel-manteiga, deixe esfriar, vede e rotule. Guarde em local fresco e escuro por 3 meses. Depois de aberto, conserve na geladeira e use em 2 semanas. Agite antes de usar.

Outras receitas:

Catchup de LimãoCatchup de Maçã

Por Lívany Salles

Comente