Carnes: escolha os melhores cortes para sua receita!

Cortes de carne

Receitas: Isca de carne e Bolo de carne com legumes

Há várias maneiras de a gente preparar a carne bovina em pratos mais triviais. Assada, grelhada na chapa, no formato de bife ou mesmo moídas. A famosa carne de panela também é um prato e tanto que agrada vários paladares. Mas antes de escolher a sua receita preferida é preciso dar uma olhada nos melhores cortes. Veja algumas dicas:

Contra-filé: Parte do lombo do boi, próximo do filé mignon. Sua parte mais nobre é o centro. Versátil, esta carne serve para bifes e para ser frita inteira, principalmente o centro, como um saboroso rosbife. Ele possui 3/4 do lado recobertos por gordura. Quando for prepará-los, faça um corte na gordura para evitar que o bife entorte ao fritar.Lagarto:peça cilíndrica, especial para rosbifes e assados de panela, de fibras longas. Seu formato facilita o rechear. Basta furar o centro da peça com uma faca de ponta. Seu defeito é ser uma carne muito seca, por esta razão fica melhor rodeada com bacon. É vendida em peças com 1,2 kg.Coxão mole: também é utilizada para bifes, pois é macia. A peça é grande e costumamos adquiri-la aos pedaços, conforme a necessidade. Para 4 pessoas, 700 gramas é uma boa quantidade.Alcatra: É um corte magro, com fibras semelhantes às do coxão mole. Também é boa para assar ou em picadinhos.

Patinho: Embora menos macio que a alcatra, por isso mais indicado para assados ou para moer, o patinho também fica saboroso em bifes. Fica ótimo como Bife de Caçarola ou Bracholas.

Fraldinha: é um subproduto da alcatra, uma das peças que a compõe. É meio dura para o churrasco, apesar de saborosa, mas, na panela, cozinha rapidamente e fica muito boa.Coxão duro: conhecido também como chã de fora, é necessário amarrá-lo, para não perder a forma na hora de assar.Acém: muito saborosa, macia, boa para assados e ensopados. É vendidas em pedaços, com cerca de 800 gramas.

Por Juliana Lopes

Comente