Carne Moída

Carne Moída

Carne moída é sempre uma ótima pedida, a melhor amiga do cozinheiro criativo. As crianças costumam gostar, é de rápido preparo, econômico e, melhor que tudo isso, dá para variar sempre. Por isso, é o tema desta edição do Manual. Escolhemos alguns pratos para você fazer sucesso com a turminha, mostrando o quanto a Internet pode ajudar o aprendiz de feiti... digo, o aprendiz de cozinheiro...

Dicas:

Teoricamente, todas as carnes de segunda e aparas de carne de primeira servem para moer. Entretanto, alguns supermercados e açougues costumam exagerar na teoria e toda a gordura e mesmo o sebo da carne acabam passando pela máquina. Já notaram que, em alguns lugares, a carne moída é esbranquiçada de tanta gordura? A de melhor qualidade é aquela que você escolhe e manda moer ou leva para moer em casa.

Não compre essas carnes que ficam estocadas no balcão, pois nem o maior exercício de imaginação o fará saber o quanto de sebo ou gordura contém.

Vários cortes de carne podem servir para moer. Normalmente, a preferência é dada para a carne de primeira, por ter menos gordura, assim você evitará que se forme aquela desagradável "nata" branca sobre a carne. O patinho é perfeito, mas você pode mandar moer também, o coxão duro, o coxão mole ou o lagarto, de mesmo preço.

Moer carnes mais caras é um desperdício! Se estiver "duro", ou não encontrar a carne que precisa, alguns cortes de segunda, como o acém ou braço, também podem servir. Nesses casos, peça ao seu fornecedor, que tire todo o sebo, gordura e pelancas, antes de moer. Escolha qual das "lições" lhe interessa mais, para sair praticando. Mãos à obra!

Comente

Assuntos relacionados: receitas dicas carne carne moída friboi