Carne bourguignon com ricota e laranja

Carne bourguignon com ricota e laranja

Foto: reprodução site La Vida en Buenos Aires y afines

Que tal começar a semana com um prato requintado e internacional? É uma receita com muitos passos, mas o sabor é maravilhoso, você não vai se arrepender de experimentar essa delícia da culinária.

Ingredientes

200g bacon (pedaço)

3 1/2 colheres de oleo

1,3 kilos de carne magra, cortada em cubos de 5 cm

1 cenoura, cortada

1 cebola, cortada

Sal e pimenta

2 colheres de sopa de farinha

3 xícaras de vinho tinto, jovem e encorpado

2 1/2 a 3 1/2 xícaras de caldo de carne

1 colher de sopa de extrato de tomate

2 dentes de alho esmagados

1/2 colher de chá de tomilho

Uma folha de louro

18-24 cebolinhas brancas, pequenas

3 1/2 colheres de sopa de manteiga

bouquet garni (4 raminhos de salsa, louro uma colher de chá de tomilho, amarrado em gaze)

1/2 quilo de cogumelos frescos cortados

Modo de fazer :

Retire a pele do bacon e corte em retangulos finos de 5 cm de comprimento o restante. Ferver a pele os retangulos de bacon por 10 minutos em 1 litro de água. Escorra e seque. Pré-aqueça o forno a 450 graus. Refogue o bacon cortado em tiras em 1 colher de sopa de azeite numa caçarola em fogo moderado por 2 a 3 minutos para dourar levemente. Remover para um prato com uma escumadeira.Secar em papel toalha.

Aqueça a gordura na caçarola até quase fumar. Adicionar a carne, alguns pedaços de cada vez, e refogue até dourar por todos os lados. Adicione-a ao bacon e aos legumes cortados. Retorne a carne e bacon para a panela e misture com 1/2 colher de chá de sal e 1/4 colher de chá de pimenta. Em seguida, polvilhe a farinha e misture novamente para cobrir a carne levemente. Colocar em uma caçarola (preferentemente de ferro) descoberto em posição intermediária do forno preaquecido por 4 minutos. Mexa a carne novamente e retorne ao forno por 4 minutos, retire a panela do forno. Mexer e adicionar o vinho, o suficiente para que a carne esteja mal coberta. Adicione o extrato de tomate, alho, ervas e a pele do bacon. Leve para ferver.

Tampe a caçarola e coloque no terço inferior do forno. Regule o calor de modo que ferva muito lentamente por 3-4 horas. A carne esta pronta quando um garfo penetra facilmente. Enquanto a carne estiver cozinhando, prepare as cebolas e cogumelos.Aqueça 1 1/2 colheres de sopa de manteiga, com uma colher de sopa e meia de óleo até borbulhar numa frigideira.Acrescente a cebola e refogue em fogo médio por aproximadamente 10 minutos, mexendo para que adquiram um dourado o mais uniforme possível. Adicione 1/2 copo do caldo, o sal e a pimenta a gosto e o buquê de ervas. Cubra e cozinhe lentamente por 40 a 50 minutos até que as cebolas estejam macias mas mantenha a sua forma, e que o líquido tenha evaporado. Remover buquê de ervas e reservar as cebolas.

Limpe a frigideira e aqueça o óleo restante com a manteiga em fogo alto, adicione os cogumelos. Misture e agite por 4-5 minutos. Quando a carne estiver macia, despejar o conteúdo da panela em uma peneira sobre uma outra panela. Lavar a panela e voltar a carne e o bacon .Distribua as cebolas cozidas e cogumelos por cima. Cozinhe o molho por um minuto ou dois. Você deve ter cerca de 2 1/2 xícaras de molho espesso o suficiente para cobrir uma colher levemente. Se for muito muito espesso, coloque umas colheradas de caldo para afinar. Prove o tempero cuidadosamente. Despeje o molho sobre a carne e legumes. Cubra e deixe ferver 2 a 3 minutos, regando a carne e os legumes com o molho várias vezes.

Serve 6 pessoas Tempo total: 2hs e 15 min

Adaptado do livro "Mastering the Art of French Cooking" de Julia Child

Por Livany Salles

Comente