Cardápio sem leite, nem derivados

Receitas sem leite

Há nove anos, a pesquisadora Sabrina Sedlmayer teve de aprender a lidar com severas restrições alimentares.

Mãe de um garoto alérgico a qualquer proteína do leite e não só à lactose, como é mais comum, resolveu mergulhar de cabeça na memória culinária do Brasil e de outras culturas, e pesquisar receitas isentas de leite e seus derivados.

Agora ela partilha suas descobertas em "100 receitas sem leite e derivados", publicado pela Editora Gutenberg. Confira algumas deliciosas receitas do livro isentas de leite:

Baby cake

Ingredientes

Massa:

4 claras

2 xícaras (chá) de açúcar refinado

3 colheres (sopa) de cacau em pó

solúvel

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sobremesa) de bicarbonato

Calda:

1 barra de chocolate extra-amargo (100 g de chocolate amargo a partir de 70% de cacau)

½ xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo

Em uma batedeira, bata as claras em neve e adicione uma xícara de açúcar até obter um creme firme. Junte, em outro recipiente, a farinha de trigo ao cacau e misture bem. Adicione então as claras com a mescla de trigo e cacau e, por último, o fermento em pó.

Unte forminhas pequenas com óleo. Asse em forno preaquecido a 200 graus. Verifique o cozimento após 15 minutos. Para a calda é só derreter o chocolate em banhomaria e adicionar um pouco de açúcar e água.

Dica importante: Este bolo assemelha-se à coca espanhola. Você pode fazê-lo sem o bicarbonato numa assadeira grande para que ele fique com um centímetro de altura, bem fininho, próprio para cortar em camadas. E fica delicioso recheado com calda de frutas vermelhas. Confira as receitas de calda de morango e de amora neste livro.

Dica gourmet: Há várias marcas de excelente qualidade de chocolate com teor 70, 80 e 90% de cacau que não levam leite. Mas pode-se também optar por chocolate de soja.

Gazpacho

Ingredientes

2 kg de tomates maduros

1 pimentão vermelho maduro

2 fatias finas de pepino

1 dente de alho sem o gérmen

1 pão francês do dia anterior

1 cebola branca pequena

Sal a gosto

Azeite

Modo de preparo

Descasque os tomates e pique-os em cima do pão, para o aproveitamento do seu caldo. Acrescente o pimentão picadinho, o pedaço pequeno de pepino, a cebola, o alho e o azeite. Liquidifique tudo de forma rápida. Caso queira, moa um pouco de pimenta-do-reino em cima da mistura.

Dica gourmet: Coar ou não coar? Eis uma das questões que dividem os apaixonados pela sopa espanhola. Sirva em copinhos pequenos ou taças de dry martini, enfeitado com hortelã fresco. Experimente ambas em dias de verão.

Bacalhau à brás

Ingredientes

500 g de bacalhau em lascas e dessalgado

4 colheres (sopa) de azeite

1 k de batatas

7 ovos médios

3 cebolas brancas

1 molho de salsinha fresca

1 xícara (chá) de azeitonas pretas

Óleo suficiente para fritar as batatas

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Deixe o bacalhau de molho por 12 horas, trocando a água pelo menos quatro vezes. Descasque as batatas; rale-as no ralo mais grosso. Lave-as com bastante água fria. Escorra-as com cuidado e depois, com ajuda de um pano de prato, torça-as até retirar toda a água. Frite-as em gordura não muito quente e em fogo médio. Escorra.

Feita a batata palha, em uma grande caçarola, refogue a cebola em fogo brando com pouco azeite. Em seguida, adicione o bacalhau desfiado e mexa sem cessar para que ele fique impregnado de azeite.

Todas as etapas agora devem ser realizadas somente quando estiver perto de servir o prato.

Bata os ovos com um garfo e tempere-os com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Ainda com a panela no fogo, adicione a batata palha e junte os ovos ao bacalhau e às batatas. Mexa a mistura até que verifique que os ovos estão em creme e cozidos. Quando atingirem este ponto, acrescente as azeitonas pretas e polvilhe com muita salsinha.

Dica gourmet: O segredo deste prato simples do cardápio português (também conhecido como Bacalhau Dourado ou Bacalhau à Lisbonense) é a rapidez com que os ovos se misturam com os outros ingredientes. Uma boa frigideira ou uma caçarola de fundo grosso são utensílios ideais para a sua elaboração.

Cocada

Ingredientes

1 coco ralado

1 kg de açúcar

1 xícara de chá de água

Modo de preparo

Faça uma calda com a água e o açúcar, em ponto de pasta. Acrescente o coco e mexa até que açucare. Unte uma assadeira com creme vegetal (ou óleo) e despeje a cocada, espalhe e deixe esfriar. Corte em quadradinhos ou losangos.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: receitas nova cozinha livro sabor sem leite