Capuccino com arte

Capuccino com arte

Foto/Divulgação Café do Centro

Não importa a estação, não há quem resista a uma saborosa xícara de cappuccino. Embora a bebida seja muito famosa aqui no Brasil, ela é originária da Itália. A receita genuína leva apenas café expresso e leite, mas o cappuccino clássico é o mais famoso. Ele é preparado com um terço de café expresso, um terço de leite e um terço de creme ou espuma do leite.

"O nome cappuccino tem origem na vestimenta dos frades da ordem franciscana - os "capuchinhos" - que tinham um capuz preso em sua batina. A cor marrom da vestimenta dos capuchinhos fez com que esta preparação de café de cor amarronzada e com uma espuma de leite recebesse também o nome de cappuccino", conta Sanny Santos, barista do Café do Centro.

No decorrer dos anos a receita ganhou novas versões. No Brasil, por exemplo, é muito comum usar chocolate em pó e canela. Além disso, para chamar atenção e agradar aos clientes, as cafeterias têm apostado na "Arte no Cappuccino". "É uma forma de servir uma bebida diferente e personalizada sem desmerecer a qualidade do sabor. E o público gosta muito", diz Sanny.

De acordo com a barista, ao mesmo tempo em que a pessoa saboreia a bebida pode apreciar as inúmeras formas criadas através de um conceito simples, divertido e agradável. E informa: "Entre cinco e 20 segundos é o tempo que se leva para finalizar esta bebida especial. Latte art é feito com um fluxo de leite numa "pitcher" (jarra). Com muita habilidade são criados diversos desenhos a partir do creme do leite".

Para fazer em casa sem errar, Sanny explica que existem três métodos de vaporizar o leite: máquina de expresso caseira, cremeira e mixer à pilha. O leite vaporizado precisa ser bem denso, com textura aveludada, brilhante, adocicado e bem saboroso. "A escolha do leite deve ser integral. Quanto mais gordura - acima de 3% - tiver o leite e mais gelado, melhor o resultado".

E completa: "A textura e temperatura do leite são fundamentais na importância da bebida. O desenho vai desde o mais simples ao mais sofisticado".

Siga o passo a passo desenvolvido por Sanny Santos e prepare dois deliciosos cappuccinos desenhados.

Capuccino com arte

Foto/Divulgação Café do Centro

Roseta

Passo 1: extraia um expresso curto;

Passo 2: vaporize o leite gelado deixando uma textura aveludada e brilhante;

Passo 3: em cima do creme do café polvilhe com chocolate em pó;

Passo 4: homogenize o leite para que se faça a mistura entre o creme e o leite, deixando-o brilhoso e aveludado;

Passo 5: acrescente na xícara o leite vaporizado e homogeneizado fazendo movimentos para frente e para traz, utilizando apenas o movimento do pulso, até que se forme uma roseta.

Coração:

Passo 1: extraia um expresso curto;

Passo 2: vaporize o leite gelado deixando uma textura aveludada e brilhante;

Passo 3: em cima do creme do café polvilhar com chocolate em pó;

Passo 4: homogenize o leite para que se faça a mistura entre o creme e o leite, deixando-o brilhoso e aveludado;

Passo 5: acrescente na xícara o leite vaporizado e homogeneizado ao meio ate que se forme uma bola de creme e a bebida esteja quase na borda da xícara. Assim, com um movimento rápido erga a pitcher e corte o creme dando formato ao coração.

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente