Capriche no almoço de Páscoa!

Capriche no almoço de PáscoaCapriche no almoço de

Arroz de bacalhau com brocólis (Bacalhau Dias) Foto: Divulgação

O domingo do Páscoa está chegando e com ele aquele momento especial para reunir a família, trocar ovos de chocolate e preparar um almoço super caprichado. Mas se você ainda não definiu o cardápio e nem a sobremesa, não fique preocupada. O Vila Mulher separou algumas receitas quer certamente vão agradar seus convidados. Confira:

Arroz de bacalhau com brocólis (Bacalhau Dias) Ingredientes:

600g de migas de bacalhau

400g de arroz

1,6l de água

200ml de vinho branco

100 ml de azeite

50g de cebola picada

200g de brocólis cozidos

4 folhas de louro

Sal grosso a gosto

Modo de Fazer:

Ferva a água com duas folhas de louro. Escalde as migas de bacalhau durante 30 segundos, escorra e reserve a água e as migas separadamente. Numa panela coloque o azeite, as duas folhas de louro, a cebola e cozinhe até ficar transparente. Junte o arroz e mexa durante 2 minutos. Junta o vinho e mexa sempre, deixando que este evapore.

A partir deste momento, vá juntando aos poucos a água onde foram escaldadas as migas (que deve estar quente), sem parar de mexer. Passados 10 minutos, junte as migas de bacalhau e continue a mexer. Por fim, junte os brocólis. Quando terminar a água, prove o arroz para ver se está "al dente" (cozido, mas ligeiramente crocante). Caso ainda esteja um pouco cru, junte mais água e continue o processo. Acertar o ponto de sal e sirva.

Rendimento: 4 porções

Capriche no almoço de Páscoa

Brandade de Bacalhau, tapenade de azeitonas e crispis de alho-poró (chef Willian Carvalho, do restaurante It) Foto: Tadeu Brunelli

Brandade de Bacalhau, tapenade de azeitonas e crispis de alho-poró (chef Willian Carvalho, do restaurante It)

Ingredientes:

1,5kg de Lombo de Bacalhau dessalgado

2kg de batata asterix descascada

200g de azeitonas pretas sem caroço

200ml de azeite extra virgem

200ml de creme de leite

50g de alho

5 folhas de louro

10g de pimenta preta e branca em grãos

1kg de alho poró

40ml de azeite de trufas

10ml de óleo de soja

Modo de preparo:

Em uma panela junte o bacalhau, os grãos de pimenta, as folhas de louro, o alho e o creme de leite. Cubra o bacalhau com água e cozinhe até estar macio. Reserve. Em seguida, em outra panela, cozinhe as batatas. Desfie o bacalhau e reserve o caldo do cozimento. Pique a azeitona negra e misture todo azeite extravirgem. Lave bem o alho poró e corte em tirinha bem finas, seque bem e frite até dourar (não deixe o óleo muito quente). Faça um purê com a batata cozida e misture a bacalhau desfiado misturando devagar. Ajuste a consistência com o liquido do cozimento e tempere com sal e pimenta a gosto.

Para montar o prato disponha o tapenade de azeitonas no centro, com uma colher grande coloque uma porção da brandade em cima do tapenade e o alho porro crocante, regue com azeite de trufas e sirva imediatamente.

Rendimento: 8 porções.

Capriche no almoço de Páscoa

Cupcakes de chocolate ao cubo com ninho de amêndoas (chef Cristina Paulo, da S.O.S Cupcakes) Foto: Divulgação

Cupcakes de chocolate ao cubo com ninho de amêndoas (chef Cristina Paulo, da S.O.S Cupcakes -

Ingredientes: Massa:

140g de açúcar

120ml de óleo

2 ovos

140g de farinha de trigo

40g de cacau em pó

4g de fermento em pó

150g de iogurte integral

Recheio fudge:

100g de chocolate meio amargo picado

30g de manteiga sem sal

20g de cacau em pó

90g de açúcar

300ml de creme de leite fresco

Montagem (cobertura):

150g de brigadeiro branco

3 colheres de sopa de recheio fudge

2 barras (200g) de chocolate picado de sua preferência

Ovinhos de amêndoas confeitados a gosto

Modo de fazer:

Massa:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma batedeira ou a mão, misture o açúcar com o óleo. Quando estiver homogêneo, adicione os ovos e misture novamente. Em um bowl, misture a farinha, o cacau e o fermento. Adicione metade desta mistura à primeira massa e mexa. Adicione o iogurte aos poucos, continue batendo e finalize com o restante da farinha e fermento até ficar homogêneo. Disponha igualmente a massa em forminhas de cupcakes e asse no forno por aproximadamente 20 minutos. Retire e deixe esfriar.

Recheio fudge:

Em uma panela e em fogo baixo, derreta o chocolate e a manteiga, mexendo de vez em quando. Ainda com a panela no fogo, adicione o restante dos ingredientes, mexa até misturar e aumente o fogo. Continue mexendo e quando engrossar um pouco, desligue o fogo e deixe esfriar por completo. Reserve.


Montagem:

Corte uma tampinha no centro da massa do cupcake, coloque uma colher cheia do recheio e tampe novamente. Faça uma mistura juntando o brigadeiro branco e as 3 colheres de sopa de fudge. Passe com uma espátula por cima dos cupcakes recheados, polvilhe o chocolate picado deixando um espaço sem chocolate no centro. Finalize dispondo 3 ou 4 ovinhos de amêndoas confeitados.

Rendimento: 10 cupcakes

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente