Camarão: dicas de compras

Camrão

Esse fruto do mar reina absoluto na culinária baiana e oriental. Saboroso e muito requisitado nesta época, pode ser empregado em pratos grelhados ou cozidos e ainda em saladas, tortas ou risotos. Também se presta a ser coadjuvante em receitas com peixes para acrescentar um toque especial.

Mesmo com tantas variedades, os mais consumidos são o branco, o cinza e o rosa. E como muita gente já vai reservar os seus para o jantar, vale prestar atenção em alguns detalhes na hora da compra:

- Quando está fresco deve ter carne firme, casca inteira colada à carne e cheiro característico, sem ser forte. Jamais compre camarões com manchas escuras, cabeça solta ou odor de amoníaco.

- É importante prepará-lo no mesmo dia da compra. Por isso, quando for limpar, é necessário retirar a cabeça do camarão e com a ajuda de uma faca fazer um corte por toda a barriga para remover pernas e cascas. Segure a cauda do camarão e puxe o corpo cuidadosamente. A tripa também pode ser retirada com uma faca ou palito.

- Os camarões congelados devem estar limpos, sem a cabeça e cascas, em embalagem fechada e ainda sem cheiro. Além disso, devem ser usados logo que descongelados.

Comente

Assuntos relacionados: sabor cozinha camarão