Bolo sem cobertura: a moda dos naked cakes

Sem recheio A moda dos naked cakes

Foto: Reprodução/ Blog Quintal

Depois da onda dos cupcakes e macarons parece que já chegou o "must have" da próxima estação. A bola da vez são os naked cakes (traduzindo: bolo nu), que nada mais são do uma tortas ou bolo sem o cobertura. Nada de pasta americana, ganache ou merengue, o lance é ver as camadas e tudo que tem dentro mesmo. E parece que a moda lá fora é usá-los até em casamentos!

Vamos fazer um naked cake incrível então? Essa receita é super simples, um pão de ló bem fofinho com recheio de branquinho, acompanhado por frutas vermelhas e roxas.

Ingredientes para o pão de ló

- 225g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)

- 225g de açúcar

- 1 colher de chá de essência de baunilha

- 4 ovos

- 225g de farinha de trigo

- 1 colher de sopa de fermento

- 1/4 colher de chá de sal

- 50 ml de leite

Pré-aqueça o forno a 200C. Unte duas assadeiras redondas (20 cm de diâmetro) com manteiga e farinha.

Com a batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar fofo e claro. Acrescente a baunilha e os ovos um a um, até incorporar. Retire da batedeira e vá adicionando a farinha, o fermento e o sal aos poucos e misturando com uma colher de pau. Adicione o leite e misture bem. Divida a massa nas duas assadeiras e leve ao forno por 20 a 25 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos antes de desenformar.

Ingredientes para o recheio e montagem

- Frutas: groselha, morangos, mirtilos (ou blueberry) e framboesa

- Açúcar de confeiteiro para acabamento

- Creme/Recheio: 1 caixinha de leite condensado + 100g de creme de leite fresco + 1 colher de sopa de manteiga sem sal

Leve ao fogo a manteiga e o leite condensado e cozinhe até ponto de branquinho. Retire do fogo e acrescente o creme de leite. Deixe esfriar por 1 hora.

Sem recheio A moda dos naked cakes

Foto: Reprodução/ Blog Quintal


Montagem

Posicione uma massa de pão de ló no prato que for montar o bolo. Espalhe todo o recheio na superfície e acrescente as frutas por cima, tentando deixá-las bem sortidas e fartas. Coloque a outra massa de pão de ló em cima e polvilhe o açúcar de confeiteiro. Decore com um pouco de cada fruta e está pronto!

Fernanda Iensen é publicitária e blogueira. Adora sorvete e revistas de decor. Acha que a cozinha é sempre o melhor remédio pra desestressar e adora compartilhar as coisas que cria no seu quintal.

Comente

Assuntos relacionados: bolos bolo nu naked cakes bolo sem cobertura