Bolo Junino funcional

Bolo Junino funcional

Foto - Divulgação/ABICAB

Rendimento: 15 porções.

Calorias por porção: 263 kcal

Mês de junho chegando e, com ele, as festivas comemorações juninas, repletas de brincadeiras, boa comida e muita diversão para a família toda. Mas quem pensa que a comilança vem acompanhado de uns quilinhos a mais é porque ainda não conhece a receita de bolo junino funcional


O bolo junino funcional tem como base o amendoim, um ingrediente com alto valor nutritivo. A consultora de nutrição funcional Andrezza Botelho, que criou uma receita explica que, além de saboroso, esse bolo funcional é rico em proteínas, fibras, antioxidantes e fitoquímicos. Confira os ingredientes abaixo:

Ingredientes:

3 gemas de ovos

100g de manteiga (ou ½ xícara de chá)

1 xícara (chá) rasa de açúcar demerara

100g de farinha de rosca sem glúten (ou 6 colheres de sopa)

1 colher (sopa) de baunilha

½ xícara (chá) de leite sem lactose

300g de amendoim torrado e moído sem pele e sem sal

3 claras de ovos batidas em neve firme

1 colher (sopa rasa) de fermento em pó

3 paçocas

Modo de preparo:

Numa batedeira, bata as 3 gemas, 150g de manteiga e 1 ½ xícara (chá) de açúcar demerara até esbranquiçar (cerca de 10 minutos). Junte 100g de farinha de rosca, 1 colher (sopa) de baunilha e ½ xícara de leite desnatado.  Acrescente, aos poucos, 300g de amendoim sem pele e sem sal.  Desligue a batedeira, junte as 3 claras batidas em neve e 1 colher (sopa rasa) de fermento em pó. Despeje em uma forma untada e polvilhada com farinha e coloque para assar em forno a 180°C, preaquecido, por 40 minutos ou até assar por completo.Após assado, salpicar 3 paçocas moídas no topo. 

Fonte: ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados

Comente