Bocadillos de jamón

Bocadillos de jamón

Foto: reprodução/ site oficial Enrique Tomás

Depois da paella, a comida mais simbólica da Espanha é sem dúvida o jamón. Para quem não conhece, o alimento é um embutido, um presunto cru, que os espanhóis comem o dia inteiro. E quando eu digo o dia inteiro é no sentido literal, nada mais comum do que ver alguém sacando um sanduíche embrulhadinho da bolsa e comer enquanto caminha ou sentado em uma praça. Sem contar que os ‘bocadillos’ - como eles chamam o lanche - estão disponíveis em quase todos os restaurantes.

Os sanduiches podem ser feitos em um pão francês, em uma baguete ou em um croissant. O jamón vai muito bem acompanhado de queijo, mas alguns segredinhos podem deixar o bocadillo muito mais gostoso como, por exemplo usar molho de tomate e azeite na preparação.

Essa dica vem direto de um restaurante chamado ‘Enrique Tomás’ em Barcelona - se visitar a cidade não deixe de comer o bocadillo de jamón ibérico de belotta que é a especialidade da casa. A receita é super simples, basta abrir o pão no meio e levar ao forno para esquentar. Assim que tirar do forno regue com azeite e passe nas duas metades molho de tomate (esse é o segredo do sucesso, a combinação entre o embutido e molho é incrível), coloque o jamón cortado bem fininho e pronto. Uma delícia!


Se na Espanha há milhares de lojas especializadas e o lanche está a venda em todos os mercados, aqui no Brasil é um pouco complicado achar o embutido. Em casas especializadas e padarias mais sofisticadas eles estão disponíveis, mas em um precinho um pouco salgado, mas quer saber? Vale o investimento!

Por Larissa Alvarez

Comente