Banana: do prato principal à sobremesa

Banana do prato principal à sobremesa

Pão de banana. Foto: Dreamstime

Tem vitaminas e é rica em minerais como potássio e fósforo,. A banana é uma fruta extremamente versátil que pode fazer parte tanto da sobremesa quanto do prato principal.

Existem quatro tipos principais: a banana-prata; a banana-maçã (pequena e arredondada), a banana-caturra (também conhecida como banana-d'água ou Cavendish) e a banana-da-terra.

A fibra da bananeira tem sido utilizada para fabricação de tecidos. Na medicina alternativa, dizem até que a casca da banana é ótimo cicatrizante. No Brasil, é o segundo fruto mais produzido e consumido.

Durante o Festival Gastronômico "Aromas e Sabores da Banana", que acontece até o final deste mês, o Restaurante Trincheira irá apresentar algumas iguarias com a fruta, como a banana chips: fica igual ao salgadinho que a criançada adora. Além disso, serão servidos vegetais com banana sauté e uma sobremesa deliciosa de purê de virado de bananas com mousse de queijo, crocante e parmesão.

Confira uma seleção especial de receitas que o Vila Mulher separou:

Banana CarameladaBolo de BananaBolinhos de Chuva com BananaFilet de peixe grelhado com ratatouille de legumes, pure de banana e farofa crocantePão de Banana e Iogurte

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: culinária gastronomia receitas sabor cozinha