Baba ao Rum - a receita que conquistou Tufão

Baba ao Rum

foto: divulgação

Quem assiste à novela Avenida Brasil desde o início, pode ver em um dos capítulos que a chef de cozinha Nina, interpretada pela atriz Débora Falabella, prepara um prato da culinária francesa que era o favorito da rainha Maria Antonieta, no século XVII.

A sobremesa, última iguaria a ser provada pela rainha antes de ir para a guilhotina, conquistou fama mundial e agora se tornou uma receita requisitada depois de apresentada de forma tão curiosa e atrativa na dramaturgia.

Quer aprender a fazer a sobremesa que conquistou a família do Tufão (Murilo Benício)? O livro "Larousse das Sobremesas" traz essa e muitas outras receitas da confeitaria francesa.

A Baba ao Rum é mais fácil de fazer no processador, mas pode-se utilizar também o batedor manual. Veja como fazer!

Preparo: 30 minutos

Descanso: 30 minutos

Cozimento: 15 minutos

Rendimento: 8 docinhos

Ingredientes

Para a massa:

100 g de manteiga

raspas de 1/2 limão

250 g de farinha de trigo

25 g de mel

25 g de fermento biológico

1 colher (café) de sal

1 colher (café) de baunilha em pó

8 ovos

Para as forminhas:

25 g de manteiga

Para a calda:

raspas de 1/2 limão

raspas de 1/2 laranja

1 fava de baunilha

1 litro de água

500 g de açúcar

50 g de purê de abacaxi

100 ml de rum

Para a cobertura:

100 g de geleia de damasco

diluída em 100 ml de água

100 a 200 ml de rum

Modo de preparo

Esta receita deve ser feita em dois tempos: o ideal é deixar passar 48 horas entre as duas etapas de preparo. Corte a manteiga em pedacinhos e deixe-a em temperatura ambiente. Prepare as raspas de limão.

Na vasilha da batedeira, coloque a farinha de trigo, o mel, o fermento biológico em pedaços, o sal, a baunilha, as raspas de limão e 3 ovos. Deixe bater em velocidade média até que a massa descole da parede da vasilha. Adicione então mais 3 ovos e repita a operação.

Quando a massa descolar novamente da vasilha, acrescente os ovos restantes e bata por mais 10 minutos. Sem desligar a batedeira, acrescente a manteiga cortada em pedacinhos. Quando a massa se tornar homogênea (bem líquida), coloque-a em uma vasilha e deixe-a crescer

por 30 minutos em temperatura ambiente.

Unte 8 forminhas. Coloque a massa em um saco de confeitar e preencha as forminhas até a metade. Deixe a massa crescer novamente até que atinja a borda das forminhas. Pré-aqueça o forno a 200°C, e coloque as forminhas por 15 minutos. Desenforme quando estiverem frias. Deixe secar por dois dias, para que absorvam melhor a calda.

Prepare a calda: prepare as raspas de limão e laranja, quebre e rale a fava de baunilha. Prepare o purê de abacaxi: bata no processador ou liquidificador cerca de 4 fatias de abacaxi para obter 50 g de purê. Ferva em uma panela a água, as raspas a baunilha e o purê de abacaxi. Ao levantar fervura, adicione o rum e desligue o fogo. Deixe esfriar até 60°C.

leia também


Mergulhe um a um os docinhos na calda. Para se certificar de que estão bem embebidos, enfie a ponta de uma faca (que não deverá oferecer resistência). Ferva em uma panela a geleia de damasco diluída. Regue os doces com o rum e depois pincele-os com a geleia de damasco fervente. Enfeite os doces com chantili natural, ou aromatizado com canela ou chocolate, e, dependendo da estação, cubra-o com morangos ou amoras inteiras, ou outras frutas em pedaços.

Por Jessica Moraes

Comente