Arroz soltinho

Arroz soltinho

É difícil acertar o arroz para quem é iniciante na cozinha e não tem muita paciência. Mas paciência e a atenção são o segredo na hora de deixar o arroz soltinho e saboroso. Vamos aprender a preparar o alimento que acompanha muito bem qualquer prato? Confira:

Ingredientes

2 colheres de sopa de óleo

2 copos (tipo requeijão) de 250ml de arroz

Meia cebola cortada em cubos

1 colher de sopa (rasa) de sal

2 dentes de alho picados

Modo de preparo

Lave o arroz numa arrozeira ou bacia comum. Depois de lavados, deixe a água escorrendo e enquanto isso corte a cebola e o alho.

Pegue uma leiteira ou outra panela e coloque dois ou três copos de água para ferver. Ao mesmo tempo, na panela do arroz, coloquem cerca de duas colheres de óleo. Depois disso ligue o fogo e espere cerca de um minuto até o óleo esquentar. Com o óleo quente, jogue a cebola picada e o alho e deixe fritar, até a cebola ficar um pouco transparente. Cuidado para o alho não queimar. Se você perceber que está muito quente tire a panela ou abaixe o fogo.

Coloque o arroz para fritar junto com a cebola e o alho. Tempere com uma colher de sopa (rasa) de sal e mexa bastante. Deixe fritar bastante até ele ficar sequinho e transparente. Isso demora cerca de cinco minutos.

Lembra da água que se coloca na leiteira para ferver? Agora é a hora de usá-la. Quando o arroz estiver bem fritinho e começando a ficar transparente, pegue essa água e vá jogando sobre o arroz até cobri-lo.

leia também


Depois abaixe o fogo e tampe a panela. E tenha paciência, pois demora um pouco. Depois de três a cinco minutos a água do arroz já vai ter baixado um pouco. Agora pode jogar mais da água fervida, até cobri-lo novamente. Tampe a panela e deixe a água evaporar. Depois de alguns minutos prove o arroz para ver se ele já amoleceu. Quanto estiver faltando pouco para estar no ponto, desligue o fogo e deixe o arroz "descansar", evaporando o restante da água.

Dica: O arroz branco sempre vai bem com ervilhas ou milho verde. Você também pode colocar um pouco de bacon ou calabreza para fritar junto com a cebola, só lembrem que o bacon e a calabreza já possuem sal, então vocês pode diminuir a quantidade de sal colocada no arroz.

Por Jessica Moraes

Comente