Arroz negro selvagem para receitas especiais

Arroz negro selvagem para receitas especiais

Conhecido como o caviar dos grãos, o arroz negro selvagem é feito de grãos longos, escuros e com formato de agulha. A sua consistência é mais firme na parte externa, porém mais macia internamente.

Seu sabor impressiona. Por isso não deve ser usado em qualquer prato. Aproveite esse delicioso ingrediente em receitas mais elaboradas feitas com carnes defumadas, peixes, faisão ou mesmo em uma saladinha especial. Outra forma de preparo é misturá-lo ao arroz branco com frutas secas ou oleaginosas.

O preço é um tanto mais elevado do que o arroz comum. No Brasil, as marcas mais conhecidas em supermercados e empórios que comercializam este tipo de arroz são Tio João e Blue Ville. Em média, chega custa mais de 30 reais o pacote com 250 gramas.

O arroz negro selvagem também chama atenção por causa do seu aroma, semelhante ao de avelãs ou da erva torrada (chá preto). Além disso é rico em proteínas e fibras, e uma boa fonte de potássio e fósforo.

Embora o nome arroz seja usado para este ingrediente, ele nada mais é do que uma gramínea aquática, mesmo assim é usado como uma guarnição tal como outros grãos.

Sugestões de receitas com arroz negro:

Arroz negro com KaniArroz negro com curry de camarãoArroz negro com camarão e LulasRisoto Negro com frutos do marQuinoa com arroz selvagem e aveia

Por Juliana Lopes

Comente