Arroz de forno a mineira: sabor de tradição

Arroz de forno a mineira sabor de tradição

Foto Divulgação Josapar

A tradicional comida mineira é passada de mãe para filha, e encanta gerações. E é nessa cozinha que são reveladas as mais antigas histórias da cultura brasileira. Se você é mineira, carioca ou baiana, e adora uma boa comida caseira, vai adorar essa receita de arroz de forno a mineira da Josapar.

Arroz de Forno à Mineira Ingredientes

3 colheres (sopa) de óleo

2 xícaras (chá) de Arroz (340 g)

sal

600 g de lingüiça fresca

3 colheres (sopa) de margarina

½ maço de couve higienizada e fatiada finamente

1 xícara (chá) de queijo tipo meia cura em cubos (150 g)

Preparo

Aqueça 2 colheres (sopa) de óleo em uma panela pequena por 1 minuto. Junte o arroz e deixe-o fritar por cerca de 30 segundos, mexendo bem. Acrescente 4 xícaras (chá)de água quente e sal. Cozinhe em fogo alto até ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos ou até que a água seque. Tire a panela do fogo e deixe abafada por 5 minutos para terminar a cocção.

Retire a pele da lingüiça e amasse-a ligeiramente com um garfo. Aqueça o óleo restante em uma frigideira grande por 1 minuto em fogo alto e frite a lingüiça até ficar bem sequinha. Misture com o arroz e reserve.

Na mesma frigideira, ferva ¼ de xícara (chá) de água com a margarina, cozinhe a couve por 30 segundos em fogo alto e misture-a ao arroz com lingüiça. Junte os cubos de queijo, disponha em um refratário e leve ao forno a 180ºC, pré-aquecido, por cerca de 25 minutos ou até que o queijo esteja derretido. Sirva quente, acompanhando uma salada de alface.

Rendimento: 6 porções Tempo de preparo: 20 minutos

Por Livany Salles

Comente