Aprenda a preparar as famosas panquecas americanas

Foto: Divulgação Mr Cheney

É muito comum vermos nos filmes e séries norte-americanas os personagens se deliciando com um café da manhã repleto de panquecas regadas com mel, morangos ou maple syrup. E, verdade seja dita, dá uma vontade de comer um pedacinho, não é verdade?

E embora elas sejam famosas nos Estados Unidos, sua origem é controversa. A mais famosa das histórias é que elas surgiram na França quando, acidentalmente, uma mulher que fazia mingauderramou a massa no fogão e percebeu que a substância cozinhava rapidamente e tinha sabor agradável.

Devido à facilidade no preparo e sabor irresistível, a receita entrou no cardápio de restaurantes de diversos países. "Um pancake (do inglês: cake - um tipo de bolo e pan feito em uma frigideira) leva em sua composição básica leite, farinha e ovos e pode ser servido com coberturas e recheios doces ou salgados", diz Lindolfo Paiva, diretor da Mr. Cheney.

Ele explica que o estilo das panquecas americanas é bem diferente das panquecas comuns aqui no Brasil, pois eles usam fermento, manteiga e mais farinha que o normal. "As panquecas americanas são mais grossas e encorpadas, levemente doces e não salgadas e finas como as francesas. Além disso, são servidas abertas normalmente no café da manhã ou chá da tarde", descreve.

Para fazer uma panqueca no ponto, a dica é prepará-la numa frigideira antiaderente untada com óleo em temperatura média. "Temperaturas muito altas produzem panquecas cruas por dentro e as muito baixas formam casca", esclarece Paiva. "O outro truque é consumir ainda quentinha. Comer panqueca fria é como comer bife frio, não tem graça."

O que torna essas delícias tão famosas entre os americanos são as coberturas. Lindolfo afirma que depois de colocar um pedacinho de manteiga ou margarina por cima das panquecas quentes, o que dá o toque final é o xarope de maple - quase sempre se usa o aromatizado artificialmente. "Para os brasileiros, é um sabor muito interessante e diferente que vale a pena conferir", garante.

Além disso, eles costumam servir acompanhando um ovo frito e fatias de bacon frito crocantes. "Apesar de parecer muito estranho fica muito bom. Podemos trocar o maple por mel e frutas frescas picadas, o que torna o prato muito mais leve e saudável. Ou ‘abrasileirar’ a panqueca colocando sobre ela leite condensado com ou sem frutas. Isso fica ótimo", assegura o diretor da Mr. Cheney.

Lindolfo relata que atualmente os americanos estão incrementando as panquecas com frutas flambadas que pode ser só de um tipo de fruta ou uma combinação delas. "As variações são quase infinitas se pensarmos que podemos também acrescentar à massa antes de fritar. Ingredientes como gotas de chocolate, cacau em pó, purê de abóbora, mirtilos, maçã picada, canela ou o que nossa imaginação puder criar", explica.

Para não errar no preparo, Lindolfo Paiva deu algumas dicas: "Não se esqueça do óleo como ingrediente da massa, ele ajuda muito a não grudar. Utilize frigideira com antiaderente, unte-a pingando um pouquinho de óleo e espalhando com um papel-toalha. Frite, em média, um minuto de cada lado, utilizando uma espátula de plástico para virar a panqueca".

A Mr.Cheney, rede especializada em cookies e iguarias americanas, disponibilizou uma receita saborosa para você preparar em casa. Confira:

Panqueca Americana

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 ovo

2 colheres (sopa) de açúcar

1 xícara de leite

1 pitada de sal

2 colheres (sopa) de óleo de canola

Modo de Preparo (Massa)

Misture a farinha com o fermento em uma bacia e reserve. Bata todos os outros ingredientes no liquidificador entre 5 e 10 segundos. Vá acrescentando à mistura a farinha com o fermento pela tampa do liquidificador e desligue-o logo que a farinha desaparecer (bater demais destrói o fermento).

Para fritar as panquecas em uma frigideira - também pode ser chapa ou grill elétrico -, unte com um fio de óleo e escolhe a temperatura média ou baixa. Utilize uma pequena concha para dosar cada panqueca. Vire-as com uma espátula e retire-as do fogo quando o outro lado estiver igual. Sirva quente com manteiga ou açúcar.

Sugestões de acompanhamentos

A consistência parecida com a de um bolo sugere coberturas líquidas para as panquecas americanas (xarope de maple, mel puro, leite condensado, creme de chantili etc). Mas esse é um prato que também cai muito bem com ‘toppings’ (coberturas) mais consistentes, como pedaços de chocolate, frutas fatiadas, flambadas ou em conservas que são morango, kiwi, uva, banana, pêssego e blueberries.

Para os acompanhamentos salgados use ovos fritos ou mexidos, fatias ou pedaços de bacon frito, requeijão ou o que mais a sua imaginação permitir.

Por Stefane Braga (MBPress)