Alimentos da Sorte!

Lentilha  alimento da sorte

Todo mundo tem aquele ritual reservado para a grande virada do ano. Além dos amuletos e das famosas simpatias - usar roupas brancas, jogar flores no mar e pular as sete ondinhas - a comida também está associada a essas crendices, pois se acredita que certos alimentos podem atrair sorte, dinheiro, amor e paz. Mas há também os que devem ser evitados a fim de afastar o mau-olhado. Se podem dar resultado durante o ano, isso ninguém sabe. Na dúvida, não custar saborear alguns ingredientes e dar um chega pra lá no azar.

Peixes e Carnes

Diz à tradição que se deve evitar carnes de animais “que ciscam e jogam a terra para trás” e optar pelos animais mais corajosos. Frango e peru ficam de fora do cardápio. Eles significam atraso de vida. Melhor mesmo é preparar uma receitinha com peixe, considerado um mensageiro da boa sorte. Aqueles que vivem escondidos e entocados - garoupa e badejo - saem da mesa e dão espaço para os considerados “heróicos”, que navegam bastante, entre eles, bacalhau e salmão.

Pelo grande número de ovas que produzem, os peixes também representam fecundidade e abundância. Por este motivo, os chineses nunca o comem inteiro, pois as sobras representam a fartura para o dia seguinte.

Assim como os peixes, o porco também é um animal capaz de gerar muitos filhotes, representando prosperidade. Já o carneiro indica o reinício da vida. Muitas pessoas consomem sua carne para terem vitalidade e alcançarem sonhos e objetivos.

Frutas e Grãos

As frutas também são importantes na ceia de Ano-Novo. As que têm muitos caroços são as preferidas. Há muito tempo se acredita que comer romã pode proporcionar riqueza por conta de aglutinar grãos. A fruta nativa da Pérsia também tem o poder de combater o ódio e a inveja. Se a intenção é trazer prosperidade, o mais indicado é comer doze bagos da uva. Algumas pessoas preferem comer a quantidade correspondente ao número da sorte. Seja qual foi a quantidade, as uvas sempre devem ser verdes.

Lentilhas ou outros grãos que aumentam de volume depois de cozidos também têm o poder de atrair prosperidade. Ela evoca a morte e o renascimento do grão, que quando enterrado renasce multiplicado. No Chile e na Venezuela, pratos à base de lentilha são consumidos no primeiro minuto do ano. Já o arroz está presente nas mesas de quase todos os países. Sua cor representa a divindade. O consumo desse alimento ainda simboliza abundância e fertilidade.

Folha de Louro, Acelga e Alho-poró

Quem quer afastar o mau-olhado e ainda atrair dinheiro, nada melhor do que folhinhas de louro. Mas não é para comê-la, mas sim guardar pelo menos uma na carteira durante o ano. Já a acelga e o alho-poró podem ser empregados em saladas. Suas cores e disposição das folhas simbolizam a continuidade da vida e evolução positiva.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: ano novo comida azar