Água na boca!

Água na boca

Foto Divulgação

Um romance que mais lembra a história de Romeu e Julieta com a gastronomia como pano de fundo. Essa é a trama da divertida novela Água na Boca (rede Bandeirantes), que reúne o universo da cozinha paulistana: sabores italianos, franceses, nordestinos e as barracas do mercadão.

“Mostramos o que acontece nas cozinhas dos restaurantes de uma maneira nunca vista em uma novela. Falamos dos sentimentos associados à escolha dos ingredientes e temperos, da generosidade implicada no gesto de alimentar alguém. Quem não associa grandes momentos da vida a uma refeição em família ou entre amigos?”, explica o autor Marcos Lazarini.

Novela água na boca

Foto Divulgação

Para ressaltar a culinária, o autor conta com o auxílio do consultor gastronômico Eduardo Duó, que também é roteirista, além de ser chef do restaurante Vira-Lata (São Paulo). Já os personagens, principalmente a jovem chef Danielle Cassoulet, personagem de Rosanne Mulholland, também tem aulas de cozinha.

A professora é a chef Sinara Aiolfi, que trabalhou por muitos anos ao lado da banqueteira Neka Mena Barreto. Além de dar aulas para a atriz Rosanne, que já conseguiu fazer um risoto de aspargos, ela também é responsável pelo funcionamento das cozinhas de apoio e toda comida em cena. “É tudo de verdade”, brinca.

Conforme Sinara, uma equipe de cinco pessoas, entre cozinheiros e ajudantes, preparam todo o cenário logo pela manhã. As gravações acontecem sempre à tarde. Durante as cenas, os atores apenas mexem e cortam ingredientes, flambam ou inserem molhos, “apenas finalizam os pratos, como um Escalope de Foie Gras com Salada de Azeite de Avelã”. Apenas contam com o auxílio de dublês quando as cenas são mais detalhadas, principalmente no núcleo de cozinha francesa que é cheia de detalhes.

“Com a repetição das cenas, a comida fica fria mesmo. È comum trocar várias vezes. Precisa ser um bom ator mesmo para fingir que está bom”. Mas no fim, todo o elenco aproveita para fazer uma boquinha. “Outro dia, eles experimentaram as brusquetas com berinjela. Todo mundo adorou”.

Por Juliana Lopes

Comente