Acerte no arroz

Acerte no arroz

Foto: Dreamstime

Fazer arroz todo mundo sabe, mas acertar e conseguir aquele arroz soltinho e gostoso não é para todas. Como a gente sabe bem disso, selecionamos algumas dicas para você colocar em prática no seu dia a dia e receber muito elogios até mesmo quando fizer o arroz e feijão de todo dia. Dá uma olhada:

- Proporção certa: são duas porções de água para cada uma de arroz, mas vale lembrar que a água do cozimento será aquecida e pode diminuir um pouco. Vale colocar um pouquinho a mais para ferver.

- Escolha bem a panela: o arroz aumenta de volume, de 50 a 60%, então escolha uma panela que comporte essa quantidade. Além disso, fique atenta a detalhes como o fato de que as panelas de fundo grosso seguram mais o calor e tendem a prolongar o cozimento. Ou seja, elas podem queimar a receita mesmo com o fogo desligado.

- Cozinhe em água quente: o importante é sempre cozinhar o arroz em água quente e jamais acrescentar água fria durante o processo. O motivo? É que é preciso manter a temperatura do inicio ao fim do cozimento, que sempre deve ser em fogo baixo.

- Refogado: refogue bem. O refogado sela e lubrifica os grãos, o que garante que eles fiquem soltinhos. Os temperos, como alho e cebola, devem ficar bem dourados.

- Escorrer ou deixar secar a água?: para grãos de qualidade inferior o ideal é usar a técnica do excesso de água como é feito no cozimento das massas para evitar que eles virem papa. O ideal é colocar os grãos em água salgada fervente até que fiquem macios, depois é só escorrer em uma peneira.

De maneira geral, vale o método da secagem e absorção quase total da água. Se você fizer assim, lembre-se de adicioná-la bem quente depois do refogado, quando os grãos já estiverem quase transparentes. Se preferir não fritar o arroz cru e os temperos antes, ferva a água com os esses temperos e, só então, adicione o arroz. Assim o arroz fica mais saudável.


- Pode mexer?: a dica é nunca mexer o arroz durante o cozimento, independentemente do método usado. É que isso pode machucar os grãos e produzir o indesejável efeito papa.

- Quando desligar o fogo?: o momento certo é quando ainda restar um fundinho de água na panela. O arroz deve estar quase seco, mas ainda com vapor lateral.

Por Larissa Alvarez

Comente