Abóbora: aproveite esse legume versátil

Abóbora aproveite esse legume versátil

Ela só se tornou o símbolo do Halloween depois que a festa chegou aos Estados Unidos. Antes disso, na Irlanda, diz à lenda que um homem foi obrigado a andar sozinho e nunca deixar a vela apagar. Diante dessa situação, ele teve que colocar a velinha dentro de um nabo, que foi substituído pela abóbora na América.

Podemos dizer que a abóbora é um legume bastante eclético. Com vários formatos, ela é usada em receitas diversas e contém muitos nutrientes. É rica em vitamina A, em sais minerais e cálcio. E se adapta muito bem ao calor, por isso caiu perfeitamente no cardápio nordestino.

Escolha a sua preferida saiba como usá-la em ótimos pratos:

Moranga - ideal para ser usada como recipiente em caldos e cremes, como no clássico Camarão na Moranga. Só não esqueça de colocar no forno embrulhada com papel alumínio para amolecer.

Moranguinha - menorzinha, ela serve de cumbuquinha para recheios variados, queijos moles, purês, entre outros. Uma boa pedida para um cardápio “finger food”.

Paulista - ótima para cremes, refogados, compotas e ensopados,

Japonesa - é menos úmida, portanto indicada para recheios de massas, purês, tortas e assados. Em pedaços combina com refogados de frango e legumes.

Pescoço - é ralada bem fina e crua para saladas. Também empregada em sopas, purês e compotas.

Cilíndrica - ótima para bolos, pães e recheios de tortas.

O tipo italiano, menor e de cor verde clara, não é abóbora, mas sim abobrinha. Fica muito boa se refogada, ou mesmo recheada com carne e queijos.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: sabor cozinha abóbora